youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 18 de abril de 2024
Papo Jurídico

Novembro Azul: conheça direitos do INSS para portadores de câncer de próstata

Confira abaixo os benefícios garantidos para quem possui a doença


Iniciamos o mês de novembro que é marcado pelas campanhas de conscientização sobre o câncer de próstata. Mas, além dos alertas direcionados para prevenção e diagnóstico, é importante também a informação sobre direitos e benefícios que todo portador possui. Abaixo segue alguns deles:

Auxílio-doença 
Para os homens diagnosticados e impossibilitados de trabalhar temporariamente, o auxílio-doença é garantido mensalmente ao segurado com câncer, desde que comprovada a impossibilidade de atuação na atividade profissional habitual.
Para contribuintes individuais, como profissionais liberais e empresários, a Previdência Social também manterá o benefício por todo o período de incapacidade laborativa, desde que o mesmo requeira o benefício e realize os pedidos de prorrogação enquanto perdurar a incapacidade temporária.

Aposentadoria por invalidez 
Já para os segurados que passam por graves cirurgias ou que ficam impossibilitados de trabalhar por outras consequências, de forma total e permanente, é possível a concessão de aposentadoria por invalidez.
Para ter direito ao benefício, o segurado precisa ter iniciado as contribuições antes da incapacidade laborativa ocorrer, tendo direito a aposentadoria por invalidez independentemente de ter realizado as 12 contribuições estabelecidas como regra geral, pois o câncer está dentre as doenças graves que dispensam o cumprimento da carência. 

Auxílio acompanhante (adicional de 25%) 
Além dos benefícios acima, o segurado aposentado por invalidez que necessitar de um cuidador pode solicitar também o adicional de 25% previsto na Lei nº 8.213/91, mesmo quando o valor da aposentadoria for de um salário mínimo ou até mesmo teto previdenciário.  
Requerimento do benefício 
Para requerer benefício por incapacidade, o segurado precisará passar por um exame médico pericial no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por ser um processo burocrático e delicado, levando em consideração todas as situações emocionais que cercam a pessoa diagnosticada com câncer de próstata, é sempre indicado contar com a ajuda de um profissional especializado. Contrate um(a) advogado(a) de sua confiança!

Mais informações: 

@advmicaellarocha 

(86) 999486282

Dê sua opinião: