youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 25 de abril de 2024
Pedro II

Pedro II fica em alerta com casos da variante Delta na divisa com Ceará

Atualmente existem quatro casos ativos para covid-19 e a vacinação já está alcançando o público de 30 anos no município.


Dois municípios cearenses que fazem divisa com o Piauí, na região de Pedro II, estão em alerta para casos de covid com a variante Delta. Em um deles, Poranga o caso de um jovem de cerca de 20 anos, já foi confirmado e no outro, Croatá, há dois casos suspeitos ainda aguardando resultado. 

Os casos, com esta variante, deixaram em alerta também o município piauiense, que fica distante cerca de 80 quilômetros, em média, das duas cidades cearenses. 

A secretaria de saúde de Poranga, Raimunda Marinho, informou à reportagem da Rádio Cidade Verde, que a pessoa que testou positivo tem entre 20 e 22 anos, teve contato com pessoas que estiveram no Rio de Janeiro, ao participar de um evento em Sobral-CE.

Segundo a gestora, depois que retornou à Poranga, o jovem sentiu dores de garganta, fez o teste e cumpriu o isolamento domiciliar, já que o caso até sair o resultado, era tratado como suspeito. Após a confirmação para variante delta, todos da família do paciente também foram testados, porém o resultado foi negativo.

A secretária informou ainda que o isolamento a ser cumprido pelo paciente é de 14 dias e que já está próximo ao fim, mas que irá solicitar mais alguns dias para que ele fique isolado, até fazer um novo teste. 

Sobre as medidas preventivas, o município de Poranga vem adotando uma fiscalização rigorosa com pessoas que chegam de outros estados: elas assinam um termo se comprometendo a ficar em isolamento por um período. 

Atualmente existem quatro casos ativos para covid-19 e a vacinação já está alcançando o público de 30 anos no município.

Pedro II

A secretária municipal de saúde de Pedro II, Tatiana Benício, disse que a cidade nunca reduziu a vigilância por ser um município turístico, mas que deve intensificar a atenção com os municípios próximos tendo casos confirmados.

“Estaremos retornando com as barreiras sanitárias, depois da confirmação com município que faz fronteira com a gente. Apesar dessa preocupação já existir porque sabíamos dessa possibilidade por sempre estarmos recebendo turistas. Então o acompanhamento da vigilância é constante”, explicou a secretária.

Pedro II está com três casos ativos e desde o mês de junho com estabilidade e sem mortes. “Está sob controle desde junho. O período crítico foi março, abril e maio. Já registramos 107 óbitos em toda a pandemia”, contabiliza Tatiana Benício.

Reforço de vacina

Em Teresina, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, tem reforçado o pedido de aumento do número de vacinas para a capital devido a proximidade com os estados do Maranhão e Ceará que já apresentam casos da cepa indiana do novo coronavírus. Nesta segunda-feira(09), mais uma vez, a FMS solicitou novas doses ao Ministério da Saúde

Fonte: @neylima

Dê sua opinião: