youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 19 de abril de 2024
Curiosidades

Memória fotográfica: afinal, essa habilidade existe ?

A habilidade de reter informações tão claras e certas como uma foto é popularmente conhecida como memória fotográfica.


Você consegue se lembrar com clareza de certas situações? A habilidade de reter informações tão claras e certas como uma foto é popularmente conhecida como “memória fotográfica”. 

Apesar de figuras importantes da história, como Nikola Tesla e John von Neumann afirmarem ter esse “dom”, muitos psicólogos e neurologistas não acreditam que o fenômeno realmente exista. Vamos conhecer mais sobre ele ?

O caso Solomon Shereshevsky

Em abril de 1929, um editor de jornal estava passando tarefa para os repórteres quando reparou que um deles, Solomon Shereshevsky, não fez nenhuma anotação. Quando questionado, o repórter disse que tem uma memória perfeita e por isso não precisa anotar nada. Antes que o editor pudesse argumentar, Shereshevsky recitou tudo o que aconteceu na reunião, até o último detalhe.

Percebendo que a situação poderia dar uma boa matéria, o editor sugeriu que o homem participasse de um estudo científico. Durante os próximos 15 anos, Shereshevsky passou por vários testes de memórias, desde gravar longos discursos até poemas em línguas estrangeiras.

Memória fotográfica e os três grupos

Muita gente acredita que as habilidades de Solomon Shereshevsky podem ser descritas como "memória fotográfica", mas será que é bem assim? Na realidade, esse fenômeno pode ser dividido em três grupos.

Grupo 1: Savants Excepcionais

Os primeiros são chamados de savants excepcionais, sendo Kim Peek o membro mais famoso. A inspiração para o personagem de Dustin Hoffman em Rain Man, Peek memorizou mais de 12 mil livros. 

Outros savants famosos incluem o artista Stephen Wiltshire, que pode desenhar paisagens precisas após um breve voo de helicóptero, e o músico Derek Paravicini, que pode tocar qualquer música depois de ouvi-lá apenas uma vez.

Contudo, esses indivíduos costumam sofrer com algum tipo de autismo ou outra deficiência intelectual, ou social. Suas habilidades são geralmente limitadas a uma área específica, enquanto outras são diminuídas. 

Grupo 2: Hipertimesia

Essa condição faz com que o indivíduo se lembre de situações do passado, de forma detalhada e precisa. Apesar de parecer uma habilidade interessante, ela pode se tornar um fardo ao reviver com detalhes memórias negativas e traumáticas. 

A hipertimesia é extremamente rara com menos de 30 pessoas diagnosticadas ao redor do mundo. 

Grupo 3: Mnemonistas

O terceiro e último grupo é dos mnemonistas. São pessoas de inteligência e habilidade social comum ou acima da média capazes de gravar informações rapidamente.

Contudo, ao contrário da crença popular, os mnemonistas não possuem capacidades extraordinárias. Eles simplesmente aprenderam a usar algumas técnicas de memorização. Esse é o grupo mais conhecido. Inclusive, Solomon Shereshevsky é um exemplo de mnemonista. 

Ou seja, apesar de comum na cultura pop, a "memória fotográfica" não é assim tão usual no mundo real.

Fonte: Mega curioso

Dê sua opinião: