youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 20 de abril de 2024
Curiosidades

Qual é a diferença entre faculdade e universidade ?

Você já se perguntou qual a diferença entre faculdade e universidade ?


imagem 1

A educação é algo fundamental e indispensável na vida das pessoas. Por esse motivo, tornou-se um direito de todos. Começamos a nossa vida escolar bem cedo. Algumas crianças passam a frequentar esse ambiente com 3 anos de idade. As escolas são bastante antigas. Aqui no Brasil, por exemplo, a primeira foi fundada por volta de 1549. Desde então ocorreram muitas mudanças, mas a importância não diminuiu, muito pelo contrário, aumentou de forma considerável. A obrigatoriedade é que a criança comece a vida escola até no máximo 4 anos. Conforme vão estudando, ainda na escola as pessoas costumam a pensar sobre o que vão fazer no futuro, para qual faculdade ou universidade vão.

Você já deve ter passado por isso ou está estudando o melhor caminho a se traçar. Falando nisso, você já se perguntou qual a diferença entre faculdade e universidade? Se a resposta for sim, continue com a gente que vamos explicar melhor sobre isso. A redação da Fatos Desconhecidos decidiu esclarecer para você, caro leitor. Confira conosco a seguir e compartilhe com seus amigos desde já. Sem mais delongas, vamos lá.

Faculdade

De modo geral, faculdade é uma instituição de educação. Essa pode ser pública ou privada e pode ter propostas curriculares em uma ou diversas áreas do conhecimento. Não sabemos ainda quando surgiu a primeira faculdade no mundo, principalmente pelo fator de que a faculdade não está necessariamente vinculada a uma universidade.

As faculdades não possuem muitas opções de cursos. Isso porque elas focam em poucas áreas, como saúde ou engenharia, por exemplo. Aqui no Brasil, as faculdades somam cerca de 84% das instituições de ensino superior. Ainda possuem somente cerca de 29% dos estudantes do país. O MEC (Ministério da Educação) é o órgão responsável por comandar essa área no Brasil. É ele quem reconhece uma instituição como faculdade. Para que seja reconhecida como tal, o MEC faz duas exigências, sendo elas:

Precisa ter autorização para criar novos cursos ou programas de ensino; ter no mínimo um terço do corpo docente com titulação de especialista, isto é, pós-graduação lato sensu. As faculdades não oferecem cursos de extensões, nem tampouco programas de iniciação científica.

Universidade

A universidade é formada por um conjunto de faculdades. Imagine como um shopping e que cada loja é uma faculdade, assim fica mais fácil imaginar. Trata-se de uma instituição multidisciplinar e é composta por diversas áreas do conhecimento. Geralmente, os campus das universidades são enormes e divididos por blocos. Esses podem ser classificados de várias formas possíveis, seja por letras ou até mesmo pelo nome da área dos cursos que ali se encontram.

As universidades possuem biblioteca e a maioria possui alojamentos para os alunos que precisam sair de suas casas, em outras cidade, longe dos campus. As universidades ocupam 8% das instituições de ensino superior do Brasil e recebem cerca de 53% dos alunos. Para que uma instituição seja considerada universidade, o MEC faz 4 exigências.

Entre elas, é preciso ter pelo menos um terço do corpo docente com títulos de mestres e doutores; ter no mínimo um terço do corpo docente trabalhando exclusivamente na universidade em tempo integral; oferecer pelo menos quatro programas de pós-graduação, mestrado e doutorado; possuir produção intelectual relevante do ponto de vista cultural e científico.

As universidades precisam ainda possuir cursos das áreas de exatas, humanas e biológicas. Elas ainda podem criar novos programas de ensino sem precisar da aprovação do MEC. A Universidade de Bolonha, provavelmente, seja a mais antiga do mundo. Ela está situada na Itália e surgiu por volta de 1088.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Dê sua opinião: