youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 18 de abril de 2024
Dicas de Saúde

O que pode levar a um mal súbito ? Fique em alerta aos riscos

De acordo com neurologistas, o mal súbito provavelmente está relacionado a problemas de origem cardíaca


.........

Três jovens morreram por mal súbito no Piauí em menos de um mês

A morte de três jovens em menos de um mês no Piauí traz a preocupação de médicos e famílias sobre o mal súbito. Não existe uma forma de identificar esse tipo de morte, pois o próprio nome já diz, ela acontece de repente.

No entanto, é possível identificar sinais de algumas doenças que desencadeiam perda súbita de consiência, parada respiratória, que muitas vezes levam à morte. 

A morte súbita pode acontecer em até 1 hora após o início dos sintomas, como tontura e mal estar, por exemplo. Essa situação é caracterizada pela súbita parada do coração, acompanhada de colapso da circulação sanguínea, devido a alterações importantes no coração, cérebro ou veias.


Procure um médico todas as vezes que observar algum sintoma

Em 80% dos casos, a morte súbita está relacionada a doenças cardiológicas, seguidas de doenças neurológicas como o acidente vascular cerebral (AVC) e a crise convulsiva aguda. Doenças herdadas e fatores genéticos também podem estar relacionados.

De acordo com neurologistas, o mal súbito parece algumas vezes com uma crise epilética. Dores e cansaço excessivo, além de inchaços e varizes, por exemplo, são sinais de alerta que indicam a necessidade de consultar um cardiologista. 

Os fatores de risco que podem levar a um infarto em crianças, adolescentes e jovens são anomalias congênitas de coronárias, aterosclerose, cardiomiopatias hipertróficas, arritmias, uso de drogas, como cigarro e álcool e exercícios físicos vigorosos.


Pratique quaisquer atividade física ao 3 vezes na semana

A prática regular de atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos, por exemplo.

 Esses benefícios podem ser alcançados em cerca de 1 mês após o início da atividade física regular, como caminhadas, pular corda, correr, dançar ou praticar musculação.

No caso das crianças, praticar atividade física após os estudos é uma ótima estratégia para consolidar o aprendizado devido ao aumento da circulação sanguínea cerebral e aumento das catecolaminas que são essenciais para a memória.


Invista em estratégias para dormir cedo

É durante o sono que o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Mortes súbitas também tem ligação com a falta regular do sono, e já associaram atividades desreguladas de micróglias com doenças como Alzheimer e demência.

Os especialistas alertam que a falta de sono definitivamente não parece fazer bem para nosso cérebro: de qualquer maneira, a recomendação de uma boa rotina de sono continua para todos. 

 Um sono de qualidade e por tempo adequado, por fortalecer o sistema imunológico, liberar a produção de alguns hormônios e consolidar a memória.

  • Adultos necessitam de 7 a 8 horas de sono de qualidade e em horários regulares por dia;
  • Adolescentes precisam dormir cerca de 8 a 10 horas diariamente; 
  • Crianças necessitam de 9 a 13 horas de sono a cada dia;
  • Bebês precisam dormir de 12 a 16 horas por dia.


Invista em uma alimentação rica em frutas, verduras, grãos

A alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e minerais pode trazer diversos benefícios para a saúde, como melhor controle do peso, melhora no rendimento do trabalho, aumento da memória e da concentração, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças.

Nutricionista alertam que a obesidade causa cerda de 90% de mortes súbitas em crianças, por isso, é essencial cuidar da alimentação dos pequenos desde cedo. 

Jovens com prática esportiva frequente também devem ser submetidos a exames cardiológicos anuais, cuidar da hidratação e ter alimentação saudável.

Vida melhor. Cuide-se!

Fonte: Meio Norte

Dê sua opinião: