youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 19 de abril de 2024
Dicas de Saúde

Os benefícios do suco de tamarindo para a nossa saúde

O tamarindo é uma ótima fonte natural de nutrientes capazes de tratar diversos problemas de saúde.


Todos nós deveríamos manter uma dieta saudável, consumindo tudo aquilo que nos traz benefícios e saber a riqueza de cada alimento ou bebida. Mas, infelizmente não é assim, visto que é quase impossível resistir a um bom e suculento sanduíche, não é mesmo? No entanto, fazer pelo menos uma refeição saudável ao longo do dia é algo extremamente necessário. Adicionar na dieta alguns legumes, saladas, peixes ou carnes magras e sucos naturais pode ser o primeiro passo para uma vida saudável. Os sucos de frutas, por sua vez, além de saborosos, trazem grandes benefícios e um dos que as pessoas menos dão moral, mas um ótimo imunológico é o tamarindo.

O tamarindo é uma fruta que se parece com uma vargem, para que nunca viu. Debaixo de sua casca, há uma polpa comestível com um sabor ao mesmo tempo que é doce, é azedo. O tamarindo pode ser bastante aproveitado na produção de suco que, por sua vez, é uma ótima fonte natural de nutrientes capazes de tratar diversos problemas de saúde. E pensando um pouco melhor sobre isso, decidimos trazer essa matéria para você, caro leitor. A redação da Fatos Desconhecidos listou algumas coisas que o tamarindo pode fazer.

O tamarindo fortalece o sistema imunológico

Suco de tamarindo é um ótimo acompanhamento para o seu almoço, principalmente nos dias quentes, visto que é bastante refrescante. Além disso, a bebida é uma verdadeira fonte antioxidante. Talvez seja o que seu corpo mais precisa abundantemente. Quando você segue uma dieta rica em antioxidantes, se torna mais fácil o fortalecimento do sistema imunológico. A imunidade forte pode efetivamente afastar as bactérias infecciosas e vírus que contribuem para o surgimento de diversos problemas como tosses, resfriados, gripes e vários outros males que possam vir a nos prejudicar.

Ótimo para a saúde cardiovascular

O suco de tamarindo, quando adicionado à dieta, pode prevenir de forma bastante eficaz o processo de oxidação associado ao colesterol. Isso quer dizer que você pode impedir o bloqueio de suas artérias, o que contribui para o surgimento de uma série de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames. Consumir regularmente esse suco ajuda a reduzir os riscos dos níveis elevados de colesterol. No entanto, em qualquer caso, é recomendado considerar um aconselhamento médico antes de fazer uso de qualquer remédio caseiro.

Anti-inflamatório e mais

A bebida feita a partir do tamarindo é uma fonte de diversas propriedades anti-inflamatórias. Isso pode ajudar no tratamento a dores de garganta, por exemplo. Diversos nutricionistas recomendam esse suco para aliviar algumas dores e inflamações crônicas nas articulações.

Além de tudo, quando consumimos de forma regular, esse suco ajuda a regular os altos níveis e picos repentinos de glicose na corrente sanguínea. Além disso, a bebida ajuda a impedir que o pâncreas sofra quaisquer danos oxidativos associados ao diabetes.

O suco de tamarindo, por fim, promove a saúde do sistema digestivo, pois contêm componentes como magnésio e potássio que podem evitar fatores associados aos ácidos e úlceras estomacais.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Dê sua opinião: