youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 20 de abril de 2024
Educação

Alunos do 5º ao 9º Ano retornam hoje para aulas presenciais obrigatórias no Piauí

Seduc diz que 90% da rede estadual de ensino está autorizada a voltar com as aulas porque apresentaram o plano de retomada gradual.


A segunda etapa da retomada das aulas presenciais obrigatórias nas escolas estaduais do Piauí acontece nesta segunda-feira (25). Hoje, os alunos das turmas de 5º ao 9º Ano do Ensino Fundamental deve ir para as escolas sob o risco de levarem falta na frequência caso não compareçam. A medida segue o cronograma estabelecido pela Secretaria de Estadual de Educação (SEDUC) para a retomada gradual das atividades presenciais nas escolas piauienses.

Na segunda-feira passada, dia 18, foi a vez dos estudantes do 3º Ano do Ensino Médio em todas as modalidades voltarem para as salas de aula. Eles foram prioridade no calendário por causa da preparação para o Enem, que acontece agora em novembro.

Conforme a Seduc já havia divulgado, o retorno presencial às aulas no Piauí não será obrigatório aos estudantes que apresentarem um pedido formal a ser analisado pelas escolas. Caso a instituição de ensino autorize, o aluno poderá continuar em atividade remota.

Vale lembrar que o cronograma de retomada das aulas presenciais obrigatórias no Piauí segue todos os protocolos e normas previstas pelas autoridades sanitárias para a contenção da covid-19. Aos alunos, professores, funcionários e visitantes das escolas é obrigatório o uso de máscara e de álcool em gel. O distanciamento de 1,5 metros deve ser respeitado por todos.

Em entrevista durante a inauguração das novas instalações da sede da Seduc nesta segunda (25), o secretário de Educação, Ellen Gera, lembrou que todos os protocolos adotados atualmente já vinham sendo testados desde agosto, quando aconteceu o retorno opcional dos estudantes às aulas presenciais na rede pública.

“Nós tivemos cerca de 30% dos estudantes que voltaram de forma opcional. Foi bom por um lado, porque experimentamos os protocolos, testamos, as escolas de adaptaram e deu tempo para aprendermos ainda mais sobre a pandemia e sobre o regramento dentro do ambiente escolar. Agora em outubro retornamos com as turmas de 3º Ano do Ensino Médio e 5º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e, em novembro, voltam todos os estudantes, mas sempre cumprindo os protocolos”, pontuou Ellen Gera.

Fonte: portal o dia

Dê sua opinião: