youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 19 de abril de 2024
Geral

Lixo infectante é descartado em vias públicas em Piripiri

Os tubos, usados em coletas de sangue, foram encontradas na subida do morro da Saudade, próximo ao restaurante Santa Hora


O portal Repórter 10 recebeu na manhã desta segunda-feira (26), uma denúncia anônima, documentada por fotos, dando conta que diversos tubos de sangue foram descartados de forma irregular nas vias públicas de Piripiri. Os tubos, usados em coletas de sangue, foram encontradas na subida do morro da Saudade, próximo ao restaurante Santa Hora. O lixo não contem o nome de nenhum laboratório.

O lixo hospitalar é encontrado em hospitais, clínicas veterinárias, consultórios, centros de pesquisas e laboratórios farmacêuticos. E os mesmos devem ser descartados de forma correta, seguindo regras para evitar que o meio ambiente seja contaminado.

CONSEQUÊNCIAS

O contato destes materiais com o solo ou a água pode provocar contaminações no ambiente, comprometendo rios, lagos e até mesmo lençóis freáticos, prejudicando todos que tiverem contato com essa água.

Quando o descarte de resíduos perfurantes, contaminados com patógenos ou infecciosos é incorreto em aterros comuns, ocasionam grandes riscos aos catadores de lixo, que podem ser contaminados com o contato desses materiais.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou regras nacionais que acondicionam o trabalho do lixo hospitalar gerado dá origem ao destino (aterramento, radiação e incineração). As regras de descartes devem ser seguidas por hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios e outros estabelecimentos de saúde.

Dê sua opinião: