youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 28 de março de 2024
Geral

SESAM faz testagem em massa para rastrear o novo coronavírus em Piripiri

Foram 324 testes, 264 negativos, 55 curados (IgG) e 5 casos ativos (Igm).


A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM) fez testagem em mais de 300 pessoas nesta quinta, (04) para detectar o novo coronavírus. O trabalho envolveu profissionais do programa Busca Ativa, NASF e Vigilância Sanitária, em dois pontos da cidade, cobrindo todas as UBSs da zona Urbana da cidade.

Foram 324 testes, 264 negativos, 55 curados (IgG) e 5 casos ativos (Igm).

De acordo com a coordenadora do programa Busca Ativa, Katiúscia Souza, o trabalho aconteceu na quadra Poliesportiva Pedro Velho, zona Norte da cidade, e na quadra de esportes, ao lado da creche municipal Sinhara Castro, zona Oeste de Piripiri. “Estamos testando todos as pessoas que tem alguém positivo na família nesses últimos 11 dias”, informa.

Katiúscia Souza disse ainda que o trabalho está sendo muito satisfatório porque atendeu mais de 300 pessoas. “Estamos fazendo tudo com muita responsabilidade. Pedimos que a população tenha cautela e saia de casa somente por extrema necessidade para vencermos essa doença”, destaca a coordenadora.

Um dos que testou negativo nessa quinta (04), foi José Ribamar, de 76 anos.  “Graças a Deus, deu negativo. Estou muito feliz, ainda bem que a prefeitura se importa com seu povo”, declarou o morador.  
Centro Covid
Já no Centro de Atendimento para o Enfrentamento à Covid 19, o trabalho tem sido feito com muita segurança e com espaço bem amplo, segundo o coordenador Mardônio Souza.

"Ontem atendemos 50 pessoas e hoje o fluxo tem sido bom, tudo transcorrendo na mais perfeita normalidade. Aqui é maior e evita aglomeração. Estamos com médicos, psicólogos e enfermeiros atendendo todos os piripirienses”, explica o coordenador.Mardônio Souza afirma que nesse momento difícil da pandemia, as pessoas podem comparecer ao local sem susto. “As pessoas podem vir sem medo que tudo será feito para que se elas testarem positivo, enfrentarem o vírus com muita segurança”, frisa.

Fonte: SESAM

Dê sua opinião: