youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 18 de abril de 2024
Polícia

Golpe no Instagram usa perfil de vítima para anunciar ofertas falsas a seguidores em Piripiri

Posts oferecendo eletrodomésticos e eletrônicos a preços baixos se tornaram frequentes, mas são iscas usadas por criminosos.


Perfis no Instagram viraram alvos de criminosos que se utilizam de um arsenal de técnicas para roubar as contas e induzir seguidores a fazerem transferências, geralmente por Pix.

Depois de invadir o perfil de um alvo, os golpistas usam iscas muito parecidas para tentar ganhar dinheiro: eles fazem stories se passando pelo dono da conta avisando que um parente está se mudando da cidade e, por isso, está vendendo alguns itens como eletrodomésticos ou eletrônicos. Os preços são baixos porque a pessoa precisa pagar contas, etc.

Em outras roupagens, os golpistas anunciam celulares a preços baixos que supostamente foram trazidos por algum parente dos Estados Unidos ou perfis que se passam por estabelecimentos comerciais enviam mensagens oferecendo vantagens, como sorteios ou promoções.

Os interessados entram em contato por direct (as mensagens privadas da rede social) e perguntam como podem combinar a compra. O criminoso, então, envia uma chave Pix e pede o comprovante – após o pagamento ser efetuado, o golpista bloqueia a vítima. Se questionado pela possibilidade de retirar o equipamento pessoalmente, não responde. A falcatrua tem feito diversas vítimas e lesa aqueles que acreditam na oferta e o dono do perfil – que nada tem a ver com as postagens e teve seu perfil roubado por criminosos.

Como se proteger

A maneira mais eficaz de se proteger contra essas tentativas de invasões é ativar a autenticação de duplo fator.

Com essa etapa extra, além de inserir a senha, é preciso incluir um outro código de acesso, enviado para um aplicativo instalado no seu celular.

Para ativar o recurso, navegue até as Configurações do Instagram, toque na opção Segurança e, em seguida, Autenticação de dois fatores.

Outras técnicas de invasão

Outra técnica utilizada comumente envolve páginas falsas que simulam a tela de login do Instagram.

Em geral, há um pedido para acessar algo e ganhar alguma coisa. Pode ser um site para você ganhar mais seguidores. A pessoa clica no link, tenta autenticar no Instagram e acaba fornecendo o usuário e senha dela.

Um problema recorrente das invasões envolve senhas fracas e repetidas que as pessoas costumam usar.

"A pessoa usa uma senha no Instagram e essa mesma senha ela repetiu e usou em outro site qualquer. Um criminoso invade esse site e captura a base de dados com logins e senhas. Aí, coincidentemente, aquela senha é a mesma que a pessoa usa no Instagram e o perfil é invadido", contou Assolini.

Por isso, é importante não repetir as senhas – um gerenciador de senhas é uma boa pedida para não ter que lembrar de todos os logins.

Informações da Kapersky

Fonte: Informações técnicas/Techtudo/Kapersky

Dê sua opinião: