youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 24 de abril de 2024
Curiosidades

Ciência confirma que os cachorros podem sim sentir a emoção dos donos

......


.........

Que o cão é o melhor amigo do homem, isso não é novidade para ninguém. O relacionamento dos humanos com os cães é antigo. Entretanto, a história de como esse encontro aconteceu se perdeu no tempo. Por isso, não é sabido há quanto tempo exatamente essa relação existe.

Quem tem um cãozinho em casa, sabe o que é contar sempre com um amor e apoio incondicional. Os animais aparecem no topo da lista de maiores companheiros das pessoas por nunca abandonarem seus donos.

E quem ama cachorros e tem um sabe como é a relação com esses animais. E percebe que eles não só entendem o que o dono quer dizer, mas também a forma e o tom que eles dizem as coisas.

Essa conexão de dono e pet é bastante forte. Não por acaso ele é considerado o melhor amigo do homem. E a convivência entre humanos e cachorros ao longo da história, de acordo com a etologia canina, que é a ciência que estuda o comportamento natural dos cães, fez com que esses animais aprendessem, naturalmente, a interpretar as emoções humanas.

Estudo

Segundo um estudo feito pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), os cachorros conseguem identificar se seus donos estão se sentindo felizes, tristes ou então se estão com raiva. E identificando essas emoções em seus donos eles terão reações diferentes.

Isso pode explicar o motivo dos cachorros quererem sempre ficar perto dos seus donos quando eles estão tristes.

De acordo com Alberto Tejeda Perea, especialista do Hospital Veterinário de Especialidades em Fauna Selvagem e Etologia Clínica da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootécnica (FMVZ), os cachorros têm a tendência de ter comportamentos infantis mesmo quando são adultos. E é exatamente o aspecto emocional que ajuda esses animais a decidir com quais indivíduos, eles se relacionam.

Além de reconhecer os sentimentos, os cães podem também reconhecer quando uma pessoa tem más intenções contra eles ou seus donos. Quando eles sentem isso, os cachorros podem se comportar de uma maneira hostil e ansiosa.

Identificação de emoções

De acordo com pesquisas, os cachorros conseguem identificar emoções positivas e negativas através das atitudes, tom de voz ou linguagem corporal de alguém. E essa identificação é ainda mais forte quando a pessoa faz parte do círculo social do animal.

Por conta disso, é possível que essa identificação aconteça com seu dono ou então com os humanos com quem ele convive. Além de identificar as emoções, os cachorros também conseguem se lembrar de quem os tratou mal ou bem independente de quanto tempo tiver passado. Eles guardam isso por terem uma excelente memória olfativa e visual.

Então, se mesmo depois de muito tempo, eles voltarem a ter contato com quem foi bondoso e carinhoso com eles no passado, eles irão retribuir todo o afeto. Contudo, se a pessoa o maltratou, os animais irão mostrar uma reação de desconfiança e rejeição.

Os cães também, geralmente, se comportam como eles são tratados. Por isso, se eles perceberem que a pessoa é calma e cooperativa eles irão agir da mesma forma. E se eles tiverem o convívio com uma pessoa ansiosa, o cachorro acabará ficando estressado durante o encontro.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Dê sua opinião: