youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 19 de abril de 2024
Curiosidades

O que aconteceria se a Lua desaparecesse ?

.......


.........

Já falamos que o mundo é uma enorme caixinha de surpresas, né? Isso é um fato incontestável, visto que descobrimos coisas novas diariamente. Diversas pessoas dedicam suas vidas buscando novas espécies de animais, plantas e até mesmo novos lugares, nunca antes visitados por humanos. Se o nosso planeta é assim, imagina o Universo? É bastante comum que todo o Universo chame a atenção de várias pessoas, principalmente porque ele é infinito e palco de diversas descobertas incríveis, que são divulgadas e comentadas por astrônomos e pesquisadores. Uma das coisas que mais chamam a atenção das pessoas em todo o universo é, sem sombra de dúvidas, a Lua.

A Lua é o nosso satélite natural e se destaca o ano inteiro por conta dos fenômenos que envolvem ela. A Lua é essencial para o mundo e muitas pessoas não sabem disso. Por isso, perguntamos: o que aconteceria se a Lua, de repente, deixasse de existir? Acredite, muitas coisas mudariam e não estamos falando apenas da claridade na noite. Pensando sobre isso, trouxemos essa matéria para você, caro leitor.

E se a Lua desaparecesse ?

Antes de mais nada, é preciso imaginar como a Lua como sendo um tipo de “guarda-costas” do nosso planeta, capaz de passar por qualquer situação para nos proteger. Se esse satélite natural desaparecer, várias coisas fora do comum começariam a aparecer, resultando em sérios problemas. Se ma Lua, nosso dias seriam 48 vezes mais longos e as noites teriam temperaturas extremamente baixas, enquanto os dias seriam mais quentes, a ponto de ninguém conseguir suportar o calor.

Como sabemos, a Lua ajuda o nosso planeta na hora da rotação de forma inclinada. Se a Lua desaparecesse, essa inclinação seria atingida e o planeta poderia acabar se aproximando mais do Sol ou de Júpiter. Desta forma, as estações do ano ficariam anormais. Além disso, sofreríamos com uma seca absoluta durante vários meses.

Sem a Lua, a rotação da Terra mudaria completamente. O planeta começaria a acelerar o processo de rotação e perderia força gravitacional. Além disso, os furacões seriam mais fortes e intensos, além de que aconteceriam com mais frequência que o normal. Os cientistas afirmam que sem o nosso satélite natural, levaria apenas 2 anos para que os vulcões destruíssem todo o planeta.

O cultivo da terra usado de forma agrícola também sofreria com o desaparecimento da Lua. Desta forma, maior parte dos lugares ficaria inabitáveis e absolutamente desertos. Alguns outros lugares acabariam repletos de água, visto que as geleiras derreteriam rapidamente. Sem a luminosidade da Lua, que é o reflexo do Sol, poderíamos ter uma visão mais limpa do céu. No entanto, não poderíamos aproveitar muito para ficar admirando, visto que um verdadeiro caos estaria acontecendo por aqui.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Dê sua opinião: