youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 20 de abril de 2024
Curiosidades

Por que as pessoas têm pesadelos ?

Pesadelos não são uma coisa que as pessoas gostam de ter, porém, todos já tiveram. Mas qual será o motivo de tê-los ?


Todos nós, ou pelo menos uma grande maioria, já tivemos pesadelos. Sonhos ruins que normalmente nos causam sofrimento, dor e ansiedade, nos fazendo levantar cansados ou assustados com o que vimos enquanto dormíamos. Eles são considerados ações do inconsciente e transmitem o estado de ânimo, que pode não estar bom.

De acordo com a Associação Americana do Sono, aproximadamente 90% das pessoas têm pesadelos em algum momento. Mas uma coisa que a maioria das pessoas não sabe é o motivo de eles deixarem as pessoas com tanto medo e qual é o seu significado.

Segundo alguns psicólogos, os pesadelos podem ser bons para as pessoas. Uma das teorias que corrobora com esse pensamento é a de que eles ajudam o cérebro a processar experiências intensas.

Pesadelos

Até porque, quando as pessoas estão sobrecarregadas, o cérebro pode criar situações que vão ao encontro disso. Por exemplo, se alguém está cheio de trabalho, essa pessoa pode sonhar que foi pego por um tsunami.

Outro ponto que os especialistas dizem sobre pesadelos é que eles podem ajudar a lidar com acontecimentos ruins na vida, já que, durante o dia, esses eventos são relacionados com respostas emocionais que nem sempre são feitas da melhor forma. Por exemplo, a pessoa pode adquirir medo de alguma cosia que, na realidade, não é uma ameaça.

No entanto, nos sonhos é possível minimizar essas relações inúteis quando elas são misturadas com coisas assustadoras que não são amedrontadoras, com isso, conforme o tempo vai passando, a pessoa vai ficando com menos medo. Por conta disso, os pesadelos podem sim ser uma coisa boa.

Significados

Pesadelos, assim como sonhos, são extremamente simbólicos e refletem aspectos do cotidiano ou um sentimento. E seu conteúdo, seja bom ou mau, pode não aparentar o que realmente é. Por exemplo, um pesadelo com acidente de carro não significa que você tenha que ter medo de carro. Interpretar um pesadelo é o melhor jeito de conseguir enfrentá-lo.

No caso de um pesadelo com acidentes, pode, à primeira vista, parecer uma coisa ruim, mas na verdade pode dizer exatamente o contrário ou expor para a pessoa uma vontade guardada. Pode ser que ela esteja com muita vontade de se ver livre de um rival ou de um chefe. Se no sonho a pessoa sofreu um acidente, mas conseguiu sair ileso e nada lhe aconteceu, isso significa que ela superará obstáculos.

Outro pesadelo comum é com cemitério. Diferentemente do que muitos pensam, sonhar com cemitério não é uma coisa ruim. Esse sonho indica que a pessoa está com saudade de entes queridos. E se no sonho ela tiver ido ao cemitério e o clima estava bom, significa alegria e proteção de quem ela gosta.

Um clássico dos pesadelos é sonhar que está sem roupa em lugares inapropriados e quase todas as pessoas já tiveram esse sonho. Claro que na hora em que se está sonhando não é a melhor coisa estar totalmente nu em meio a várias pessoas, porém, o significado desse pesadelo é bom. Se despir significa que a pessoa terá ou está em uma fase de felicidade amorosa, e sonhar com outros se despindo quer dizer que a pessoa receberá visitas de parentes.

Além desse sonho, com certeza ninguém quer sonhar, ou melhor, ter um pesadelo com o próprio demônio. Mas caso isso aconteça, não se preocupe. Sonhar com o diabo e vê-lo é sinônimo de prosperidade ou que a pessoa fará alguma viagem.

Assim como sonhar com doença, da mesma forma que nas cartas do tarô que significam o oposto do que está desenhado nelas, quer dizer na verdade que a pessoa está com saúde.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Dê sua opinião: