youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 25 de abril de 2024
Dicas de Saúde

Dez Passos para Parar de Fumar: Encontre substitutos saudáveis

.


Fumar não é um hábito. O tabagismo é uma doença crônica que causa mais de 50 outras patologias. Na série de matérias com um passo a passo em dez etapas para ajudar a deixar o tabaco de lado, a plataforma Saúde Brasil ressalta o quinto tópico

comentado pela médica pneumologista Cristina Cantarino, Coordenadora do Centro de Tratamento de Tabagismo do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

Confira as dicas para parar de fumar

Uma vez tomada a decisão de largar o cigarro, o fumante precisa se organizar, aprender a reconhecer "os gatilhos" que disparam a vontade de fumar e se afastar deles. Alguns exemplos que jogam contra a cessação do tabagismo são manter o cigarro à mão, tomar café, o uso de bebida alcoólica e conviver com fumantes.

Mas como driblar as fissuras? Lembre-se sempre que ela dura no máximo 5 minutos e é auto limitada.

"Assim como o cigarro deve ficar longe, um ‘kit de salvação’ para vencer a fissura deve estar próximo: água gelada, palitos de cenoura crua, água de coco, frutas geladas picadas, cristais de gengibre, pequenos cubos de gelo e picolés de frutas… Ou seja, substitutos saudáveis de baixa caloria que possam ajudar a driblar a vontade de fumar e manter o cigarro longe", ensina Cantarino. 

"A legislação ajuda bastante. A questão de não poder fumar em lugares fechados mostra ao fumante que o seu controle sobre o cigarro é maior do que imaginava. Logo, mudar os hábitos e frequentar mais esses lugares ajuda na hora de parar de fumar", aponta a pneumologista.

Outros grandes aliados são a atividade física e exercícios respiratórios. "Está comprovado cientificamente que a atividade física regular diminui a vontade de fumar. E em muito pouco tempo o ex-fumante vai se sentir estimulado, já que o ato de largar o tabagismo somado ao exercício melhora a disposição física, a respiração e a qualidade de sono, por exemplo", finaliza Cantarino.

10 - Passos para parar de fumar :

1. Tenha determinação 

2. Marque um dia para parar

3. Corte gatilhos do fumo

4. Escolha um método: abrupto ou gradual

5. Encontre substitutos saudáveis

6. Livre-se das lembranças do cigarro

7. Encontre apoio de amigos e familiares

8. Escolha a melhor alimentação

9. Procure apoio médico

10. Troque experiências em um grupo de apoio

 

Fonte: Fatos Desconhecidos

Dê sua opinião: