youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 29 de março de 2024
Dicas de Saúde

Dor nas pernas ? Veja as principais causas do problema e como tratá-lo

Incômodo nem sempre tem a ver com má circulação. Aprenda a reconhecer os sinais que podem estar causando a situação


.........

As dores nas pernas são, muitas vezes, associadas a problemas circulatórios. O sintoma, contudo, pode indicar uma grande gama de problemas de saúde, de acordo com a cirurgiã vascular Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

“Também podem ser sinal, por exemplo, de problemas ortopédicos e fisiátricos, como tendinites, cãibras, lesões e distensões musculares”, enumera a especialista.

Aline Lamaita alerta que é importante reconhecer outros sintomas, além das dores nas pernas, que podem indicar problemas de circulação. A doença arterial periférica (DAP) é um exemplo de condição circulatória que pode causar dores nos membros inferiores. O problema prejudica a circulação do sangue e provoca, entre outras coisas, dor ao caminhar.

Na maior parte das vezes, de acordo com Aline, a obstrução na doença arterial periférica ocorre quando há acúmulo de placas de gordura e perda de flexibilidade nas paredes dos vasos sanguíneos arteriais, responsáveis por levar o sangue para nutrir as extremidades do corpo, como braços e pernas.

Para identificar o DAP, além da dor na perna, é preciso prestar atenção a sinais como fadiga e fisgadas na panturrilha; sensação de cãibra ao caminhar ou se exercitar; perda de pelos nas pernas; unhas dos pés enfraquecidas; coloração esbranquiçada dos membros inferiores e infecções recorrentes nos pés.

As varizes também são uma condição circulatória que podem causar dores nas pernas. “Varizes são veias que perderam sua função circulatória. Como seu sistema valvular não funciona, as veias deixam o sangue refluir, o que aumenta a pressão interna e causa alterações em sua parede”, justifica Aline Lamaita. “Desta forma, a veia torna-se dilatada, tortuosa e começa a aparecer na pele”.

Os sintomas das varizes incluem dor, ardor e sensação de peso nas pernas, principalmente no final do dia, inchaço dos membros inferiores, coceira na região afetada e mudanças na coloração da pele.

Prevenção e tratamento

Para prevenir essas causas das dores nas pernas, o primeiro passo é adotar hábitos saudáveis. Segundo a cirurgiã vascular, é importante manter uma alimentação balanceada; evitar consumir grandes quantidades de sal e açúcar; consumir 2 litros de água por dia e praticar exercícios físicos regularmente.

Além disso, é recomendado não fumar, diminuir a ingestão de bebidas alcoólicas e monitorar o colesterol, a glicemia e a pressão arterial, tomando as medidas necessárias para mantê-los sob controle.

Caso a dor nos membros inferiores seja constante e frequente, é importante consultar um médico, mesmo que o paciente não tenha certeza se o sintoma está sendo causado por problemas circulatórios.

“O profissional especializado poderá realizar uma avaliação e dizer se a causa da dor é realmente a circulação, recomendando assim o tratamento mais adequado. Caso contrário, o médico poderá encaminhá-lo para o especialista indicado para resolver o problema”, explica Aline.

Fonte: Metrópoles

Dê sua opinião: