youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 19 de abril de 2024
Dicas de Saúde

O que você pode e não pode fazer depois de tomar a vacina contra o Coronavírus

.


Desde a sua identificação, ele já fez várias vítimas e infectou inúmeras pessoas. E os números não param de crescer. Na urgência de tentar conter o mais rápido possível a pandemia de coronavírus, laboratórios do mundo inteiro se mobilizaram em busca de uma vacina eficaz contra a COVID-19.

Felizmente, todo esse esforço valeu a pena. Tanto que, o Reino Unido já começou a vacinar sua população contra o coronavírus. E os Estados Unidos estão quase começando a aplicar as vacinas nos que mais precisam dela.

"Este é um passo científico importante para o mundo, pois as vacinas serão essenciais na batalha contra o COVID-19. O progresso nas vacinas nos dá um impulso e agora podemos começar a ver a luz no fim do túnel", disse o Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde, em uma entrevista coletiva.

Vacina

Contudo, receber a vacina não significa que as pessoas podem voltar à vida normal que tinham antes da pandemia. Pelo menos, não logo de início.

"Acho que a percepção das pessoas é que você toma a vacina e está seguro e, finalmente, podemos parar todo esse mascaramento e distanciamento social e outras coisas. Mas isso não é realmente a realidade", ressaltou Debra Goff, farmacêutica de doenças infecciosas do Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio.

A realidade é que vai levar algum tempo para aprender o quão bem a vacina protege as pessoas, que estão em volta daquelas que foram vacinadas. E vai levar ainda mais tempo para que um nível de imunidade de rebanho seja atingido para que permita que todos abaixem a guarda, ou pelo menos, tirem as máscaras.

"Uma vacina é o primeiro passo para nos ajudar a retornar à normalidade pré-COVID. Não é o fim de tudo", pontuou Goff.

Por isso nem tudo é permitido depois que se tome a vacina. Falamos aqui algumas coisas que se pode e não pode fazer depois de vacinado.

O que pode e não pode

Uma coisa que as pessoas podem fazer é começar a fazer planos provisórios para o futuro. Os especialistas projetam que alguns aspectos da vida pré-COVID devem começar a voltar no meio do ano. E que vamos nos aproximar do antigo normal no fim de 2021.

No entanto, uma coisa que não se pode fazer mesmo depois de vacinado, é parar de usar máscara e respeitar o distanciamento social. Isso porque ainda não é sabido se a vacina protege as pessoas de ter a doença de forma assintomática e acabarem se tornando disseminadores silenciosos.

Agora, depois de vacinado, você pode cuidar de um amigo ou ente querido que esteja com COVID-19 Até por essa razão que os profissionais de saúde estão entre os primeiros a serem vacinados. Então, se você também for vacinado e alguém da sua casa estiver infectado, você pode levar comida e bebida para essa pessoa, checar a temperatura dela e até lhe fazer companhia.

E uma coisa importante que mesmo depois de vacinado você não pode fazer é começar a se aglomerar em bares. Se misturar com estranhos ainda continua sendo uma atividade arriscada mesmo depois de vacinado. Até porque você pode estar passando o vírus sem saber para as outras pessoas.

Contudo, mesmo com todas essas restrições depois de tomar a vacina o alívio vem. E podemos sentir que a vida vai aos poucos voltando ao normal.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos

Dê sua opinião: