youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 28 de março de 2024
Dicas de Saúde

Por que exercícios em grupo podem ser mais eficientes do que solo ?

......


.........

Todos nós sabemos sobre a importância de fazer exercícios físicos constantemente. Isso porque a prática deles produz melhorias, não somente estéticas, como também condicionamento para o praticante. Especialistas recomendam ao menos uma caminhada por dia, pois isso aumenta a produção de endorfinas, diminui a tensão muscular e abaixa o hormônio do estresse.

E dentre as modalidades, os exercícios em grupo são bem populares. Quase 40% dos praticantes regulares de exercício fazem aulas de ginástica em grupo. Antes da pandemia do coronavírus, o American College of Sports Medicine dizia que os exercícios em grupo seriam uma das três principais tendências da indústria fitness em 2020.

Os benefícios dos exercícios para a saúde são claros. E os que são feitos em grupo podem ter efeitos particularmente benéficos. E existem razões, baseadas em pesquisas, que demonstram que fazer uma atividade em grupo, nem que seja uma aula online nos tempos de hoje, se trata de uma boa ideia.


Razões

Na hora do exercício, outras pessoas influenciam as suas atitudes e respostas emocionais ao exercício. Isso quer dizer que elas podem afetar a forma como você se sente com relação à atividade. Fator que é fundamental, para determinar se você vai ou não praticar determinada atividade.

Se você conhece pessoas que se exercitam regularmente, logo irá perceber que o exercício é uma coisa positiva, comum, desejável e possível de ser feita. Os pesquisadores de psicologia e exercício sabem que as pessoas são influenciadas por aqueles ao seu redor de formas diferentes.

Por  isso, conhecer pessoas, que fazem exercícios, influencia nas atitudes explícitas e  implícitas. Além do pensamento, o sentimento com relação ao exercício têm interferência. Também molda o que é chamado de normas sociais.


Motivação

Embora você possa até ter se decidido a começar se exercitar existem vários tipos de motivação que podem ser determinantes no sucesso do começo e na manutenção do exercício. E praticar exercícios com outras pessoas pode aumentar essas motivações.

O tipo de motivação mais alta é chamada de “motivação intrínseca”, que é aquela que você está fazendo alguma coisa porque o comportamento em si é agradável ou satisfatório, ou os dois. Então, se você gosta de exercícios e não somente dos sentimentos positivos que sente depois de fazê-los é mais provável que você consiga continuar fazendo. E fazer exercícios com outras pessoas pode dar esse prazer.

Além disso, fazer exercícios com outras pessoas pode satisfazer algumas necessidades psicológicas. E o apoio social de u grupo pode reforçar um senso de autonomia na pessoa.


Hábito

Fazer exercícios com outras pessoas faz com que todo o processo de torná-lo um hábito fique mais fácil. As companhias podem ser sua recompensa pelo exercício. Quando você vê outras pessoas suando isso faz com que você comece a construir a sua própria confiança na sua capacidade de fazer os exercícios.

Além disso, ter amigos perto pode tirar algumas barreiras com relação ao exercício. Um amigo pode te dar lembretes ou te incentivar para fazer determinada coisa.

E uma coisa que não pode ser deixada de lado é o desejo competitivo. Uma competição amigável, dada pelo grupo, também pode aumentar a intensidade do seu esforço.

Por conta disso tudo, fazer exercícios com outras pessoas pode dar todos os elementos necessários para uma mudança de estilo de vida bem sucedida. Principalmente em momentos como os de agora, em que ainda estamos passando por uma pandemia. Aulas em grupo, nem que sejam remotas, podem ajudar.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Dê sua opinião: