youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 19 de abril de 2024
Dicas de Saúde

Por que nunca devemos lavar um frango cru ?

......


.........

Cozinhar é muito mais do que simplesmente preparar uma comidinha quando estamos com fome. Um bom cozinheiro, antes de finalmente colocar a mão na massa e fazer algo especial, conhece bem os produtos que usará na cozinha e, para que isso seja possível, eles primeiro estudam bastante e buscam informações em diversos meios. Diante tantos produtos da cozinha, um dos destaques é o frango, que é uma das melhores fontes de proteínas e bastante acessível. É comum encontrar essa carne no dia a dia de vários brasileiros. É possível desenvolver vários tipos de pratos incríveis com ele, por isso, se tornou um dos queridinhos.

Por ser um alimento extremamente comum e presente na vida dos brasileiros, é ainda uma proteína com diversas formas de preparo possível e que, normalmente, variam bastante de uma região do país para outra. Podemos falar que esse é um dos alimentos mais versáteis da nossa culinária. Embora haja toda essa diversidade na hora de preparar o frango, é preciso conhecer o básico para não cometer erros que podem ter sérias consequências. Um deles, que muitas pessoas cometem é lavar a carne ainda crua. Você sabe o porque não devemos fazer isso? Trouxemos mais explicações para você, caro leitor.

É correto lavar o frango cru ?

Essa prática se popularizou e está, há anos, sendo passada de mãe para filho e assim por diante. No entanto, mesmo parecendo uma ideia higiênica, acaba sendo uma festa de microrganismos e bactérias. O que acontece? Imagine eu você tenha um frango contaminado com algum tipo de microrganismo. Lavá-lo embaixo da água corrente não vai resolver esse problema, porque não vai matar o microrganismo. Essa água vai, diferente do que pensamos, espalhar a bactéria por toda a pia ou bancada, contaminando outros itens.

A Campylobacter é uma bactéria bastante comum no frango. A bactéria causa náusea, vômitos, febre, diarreia, dor abdominal e alguns outros sintomas. É uma das principais bactérias causadoras de intoxicação alimentar, por exemplo. Agora, imagine o que aconteceria se você a espalhasse por toda sua pia e demais alimentos que irá consumir.

O que fazer ?

É muito fácil resolver esse problema a respeito das bactérias. Se você está com medo de ingerir o alimento contaminado, bastar cozinhar bem antes de comer. Muitos não sabem, mas o fogo é o principal aliado de quem não quer correr o risco. Não somente o frango, mas qualquer outra carne não há necessidade de ser lavada antes de finalmente cozida. Só é preciso garantir que o tempo de cozimento da mesma seja muito bem respeitado. Dessa forma, nenhuma bactéria sobrevive.

Recomenda-se ainda isolar, após comprar no mercado, essa carne de outros alimentos. Deixe o frango em uma sacola separa e não o prepare com outros antes de finalmente levar ao fogo e cozinhar bem.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Dê sua opinião: