youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 25 de abril de 2024
Dicas de Saúde

Qual a diferença entre atividade física e exercício físico ?

Existe diferença entre os dois termos e vamos te ajudar a descobrir qual é.


E aí, você anda praticando muita atividade física – ou muito exercício físico? Essas são, sim, duas coisas distintas e o Que bem que faz está aqui para te responder qual a diferença entre exercício físico e atividade física. Então, prepare o fôlego, porque este artigo vai fazer todo o seu corpo se mexer.

Para começar, um resumo: a atividade física é qualquer tipo de movimento que se faça e que leve a gastar energia; já o exercício físico é quando a prática é planejada e segue uma repetição, como um treino.

Ainda ficou confuso? Sem problemas! Como foi dito, isso é só uma preparação, um aquecimento para detalhar as principais diferenças entre exercício físico e atividade física. O mais importante é entender que os dois são bons e levam a uma vida saudável!

 A atividade física

Se você é daquelas pessoas que já acordam bem dispostas e logo correm para preparar um bom café da manhã e arrumar a casa para deixá-la limpa e organizada, saiba que, ao cumprir essas tarefas domésticas que fazem parte da rotina, você já está praticando uma atividade física. É isso mesmo! Esse é um dos pontos que mostram que existe diferença entre exercício físico e atividade física.

Já parou para pensar que o simples fato de varrer a casa está te levando à prática de uma atividade física que te fará perder calorias? Esses movimentos que colocam seu corpo para se mexer no dia a dia – e você nem percebe que estão te tirando da inércia – já contam como atividade física.

Subir a escada em vez de pegar o elevador, passear com o pet, passar roupa e até cozinhar, são ações que revelam qual a diferença entre exercício físico e atividade física, e provam que ambos ajudam a manter a saúde. Eles não são um treino programado e contínuo, mas não te deixam ficar parado e isso ajuda e muito a manter o corpo saudável.

 Exercício físico

Está indo à academia todos os dias e seguindo um ritmo frequente na esteira, bicicleta ergométrica e por aí vai? Está explicado! Você está fazendo exercício físico. A diferença entre exercício físico e atividade física é basicamente esta: no exercício, você planeja repetições e tempo, monta toda uma estrutura para a sua prática e estabelece regras – isto é, busca melhorar o condicionamento físico.

E tudo isso porque existe um objetivo por trás dos exercícios, que já está bem pensado antes do início da prática. A intenção pode ser perder gordura, ganhar massa muscular, ter mais equilíbrio e flexibilidade, entre outros. Portanto, podem ser considerados exercícios físicos: musculação, hidroginástica, a prática de esportes como o futebol, natação, caminhada, cooper e ciclismo, por exemplo.

 Atividade física x exercício físico: qual a orientação ?

Como você viu, a atividade física podem ser esses movimentos simples que fazem parte da nossa rotina. Sendo assim, não temos que ter a orientação de um profissional para fazê-los. Até porque, já pensou um personal trainer só para ensinar a lavar um banheiro? (Pensando bem, até que não seria nada mal, se ele ajudasse na tarefa, rs!)

Mas, brincadeiras à parte, a necessidade, ou não, de um profissional para acompanhar cada passo é uma das grandes diferenças entre atividade física e exercício físico. Enquanto para o primeiro não é preciso um personal, professor ou técnico, para o segundo a orientação de quem entende é fundamental.

 Qual a importância da atividade física e do exercício físico ?

Os dois ajudam a sair do sedentarismo. Significa que, apesar de existir diferenças entre exercício físico e atividade física, ambos farão bem à saúde e darão qualidade de vida, já que a pessoa sedentária perde poucas calorias no dia e calorias acumuladas trazem como consequência o sobrepeso ou a obesidade.

E quer saber mais algumas vantagens da atividade ou do exercício? Os dois ajudam a prevenir doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e até câncer. Ah, e a saúde mental também vai ficar muito boa, porque praticando um deles os hormônios da felicidade serão ativados, te afastando da ansiedade e da depressão.

Fonte: Site Que bem que Faz

Dê sua opinião: