youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 29 de março de 2024
Dicas de Saúde

Saiba como evitar gripes e resfriados durante o período chuvoso

As mudança de temperatura acaba afetando o corpo, deixando-o mais propenso a bactérias e vírus.


Em todo início de ano, tornam-se comuns casos de gripe e resfriado. Isso se deve às chuvas, que iniciam em meados de novembro e estendem-se até os meses de junho e julho. Essa mudança de temperatura acaba afetando o corpo, deixando-o mais propenso a bactérias e vírus. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é a melhor maneira de se evitar a gripe e suas complicações, pois previne aproximadamente 70-90% dos casos de gripe. Todos os anos é necessário receber uma nova dose, já que sua composição é alterada de acordo com o tipo de vírus mais provável de se disseminar.

“É muito importante a atualização do calendário vacinal, pois as viroses sazonais surgem todos os anos com a transição do verão para o inverno e a prevenção pode ser feita com a atualização das vacinas e mudanças de hábitos, como higienizadas mãos após contato com outras pessoas e secreções nasais; se hidratar regularmente; consumir frutas ricas em vitamina C; evitar ambientes com aglomerações de pessoas e, com mudanças bruscas de temperaturas”, 

Conhecer as características da virose ajuda no tratamento e na recuperação. Por isso é importante conhecer a diferença entre resfriado e gripe. Esta é causada por um vírus que pode ficar no corpo humano até 7 dias, enquanto a cura do resfriado acontece em 4 dias, em média, pois os sintomas são diferentes por serem causados por vírus diferentes. O mal-estar é um dos sintomas comuns a estes dois problemas e caso persista por mais de uma semana, deve-se procurar um médico para iniciar o tratamento.

“A gripe é um pouco mais sintomática, vamos dizer assim. Você tem febre, tosse, dor no corpo e aquele mal-estar que todo mundo está acostumado nesta época do ano. Já o resfriado apresenta coriza, espirro e tosse. Os principais medicamentos utilizados no tratamento de gripe e resfriado para alívio dos sintomas são os analgésicos e antitérmicos, que aliviam a dor e a febre”, diz, mas salienta que somente o médico pode prescrever os medicamentos, após o diagnóstico do problema.

Fonte: Minha Saúde

Dê sua opinião: