youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 20 de abril de 2024
Dicas de Saúde

Sarcopenia, já ouviu falar ?

Derivado do grego, sarcopenia significa “perda da carne”. Comum em idosos, essa doença causa a perda muscular.


Causada pelas alterações hormonais da idade, sedentarismo e má alimentação, a sarcopenia causa perda muscular de acordo com a idade. Após os 30 anos, estima-se que a perda muscular se dê por volta de 1 a 2% ao ano, e idosos acima dos 80 anos podem perder até 50% da massa muscular. Estima-se que a sarcopenia em idosos se agrave por volta dos 65 aos 75 anos.

 Como identificar e tratar a sarcopenia ?

A sarcopenia pode ser difícil de identificar sem a ajuda de um médico especialista. Contudo, alguns sintomas podem ser percebidos como:

  • Dificuldade de realizar atividades simples, como carregar as compras;
  • Desequilíbrio e dificuldade de caminhar;
  • Quedas constantes e fraturas;
  • Redução da resposta entre o comando cerebral e a ação dos músculos;
  • Concentrações menores de hormônios, como a testosterona e o hormônio do crescimento.

Por se tratarem de poucos sintomas que podem ser facilmente confundidos, é necessário estar sempre em dia com seus exames médicos – afinal, o diagnóstico se dá através de exames como a tomografia, densitometria, ressonância magnética, ultrassom e outros testes para avaliar a força muscular. Somente assim podemos ter certeza do diagnóstico da sarcopenia.

O tratamento, por sua vez, ocorre de acordo com as necessidades de cada paciente. Por exemplo, se um paciente tem hábitos sedentários, a prática de exercícios físicos é recomendada; nos casos de alterações hormonais, é necessário a reposição clínica desses hormônios; se um paciente tem uma dieta pobre, a recomendação é que ele se alimente com mais proteína, em alguns casos sendo necessário a suplementação alimentar. O tratamento consiste em uma mudança consistente de estilo de vida e pode durar anos.

 Sarcopenia: Como prevenir ?

Para prevenir a sarcopenia, as recomendações e indicações são bastante simples: exercícios físicos regulares e uma alimentação balanceada, rica em proteínas. A dose diária de proteína indicada é de 1 a 1,2g de proteína por quilo corporal ao dia, mas é importante estar atento aos alimentos recomendados para idosos e alimentos ricos em proteínas para ter uma alimentação mais adequada, procurando a orientação de seu nutricionista para uma dieta ideal. Algumas dicas podem ser encontradas nesse artigo de Como consumir mais proteína.

Alimentos para tratar sarcopenia

Alimentos ricos em proteína vitamina D e aminoácidos que auxiliam na síntese de proteínas são essenciais quando falamos de tratamento para sarcopenia. Conheça alguns desses alimentos:

Agora que você já sabe o que é sarcopenia, como prevenir e tratar essa doença, porque não começar a adotar hábitos mais saudáveis e estar sempre em dia com o seu médico ?

Fonte: Site Que bem que Faz

Dê sua opinião: