youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 23 de abril de 2024
Esportes

Bares e restaurantes reabrem hoje no Piauí; veja como podem funcionar

Estabelecimentos precisam seguir rígidos padrões de segurança sanitária para conter disseminação do coronavírus


Cardápio digital, mesas distanciadas e álcool em gel em todas as partes são algumas das medidas de precaução que deverão ser seguidas pelos proprietários de bares e restaurantes na reabertura que ocorre hoje (17) no Piauí. Depois de mais de quatro meses fechadas as portas, após a flexibilização de decreto do Governo do Estado, setor vê com grande expectativa volta das atividades. Nesta nova fase de "desconfinamento", no entanto é preciso seguir regras sanitárias rígidas para evitar a disseminação do coronavírus. 

A Diretora Executiva da Associação Brasileira de Bares e Restaurante (Abrasel-PI), Natália Macário, salientou que o movimento neste primeiro dia deve ser observação. “Desde a pandemia, cerca de 30% dos bares e restaurantes fecharam em definitivo. O setor está pronto reabrir, mas a volta dos clientes é que vai ditar o funcionamento. Alguns estabelecimentos já reabrem nesta segunda (17). Outros preferem abrir quando terminar os fins de semana com lockdown. Tudo é muito novo, então nesta primeira semana vai ser de ajuste, observação, de operação da casa, compra de estoque”. 

Durante a pandemia as vendas no setor caíram 80% e nos últimos meses, puderam funcionar apenas nos sistemas drive-trhu e delivery. “Vai demorar cerca de 6 meses a 1 ano para uma empresa se recuperar. Esta reabertura é para tirar da ‘UTI’, se assim podemos dizer. Fechar novamente é para ‘matar’ mais CNPJS, pois tem recursos humanos e de insumos a providenciar. O investimento para reabrir é tão alto quanto abrir uma nova casa”, avalia Natália Macário. 

Protocolos de retomada 

Todos os locais devem seguir os protocolos e os donos se preparam; adquiriram equipamentos de aferição da temperatura, afastaram as mesas para manter o distanciamento entre as pessoas, disponibilizaram álcool gel na entrada dos estabelecimentos e em cada uma das mesas. Já os alimentos chegam até os clientes totalmente cobertos. Os funcionários receberam itens de segurança. Além disso, eles poderão operar com apenas 50% da capacidade máxima. Casos os estabelecimentos descumpram as orientações serão autuados com multa e poderão ser fechados. 

Happy Hours durante a semana 

Os teresinenses, já acostumados a frequentar esses estabelecimentos, também vêm com expectativa a retomada, pois estão com as portas fechadas desde março. Para evitar a superlotação aos fins de semana, Abrasel-PI incentivará a ida dos clientes durante a semana. A diretora acredita que haverá colaboração por parte da clientela. Agora a perspectiva é que o prejuízo seja contornado. 

 “Há a iniciativa para influenciar as pessoas a fazerem happy hours durante a semana. As empresas sérias estão prontas, seguindo os protocolos e preparando tudo para uma reabertura segura, entendemos que a saudade é grande, mas pedimos que os clientes colaborem com as normas e ajudem a evitar uma nova necessidade de fechamento. Este período difícil vai passar e logo voltaremos em plenos funcionamento e podendo receber mais pessoas”, expectou Natália Macário. 

Fonte: Meio Norte

Dê sua opinião: