youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 20 de abril de 2024
Geral

Chuva com fortes ventos derruba muros e teto de loja em Teresina

Os ventos também derrubaram muros de estabelecimentos e alguns outdoors da região.


Uma forte chuva com ventos foi registrada na tarde de quarta-feira (15), em Teresina, que acabou provocando a queda de muros, outdoors e até o teto de um posto de combustível no bairro Cristo Rei, na zona Sul de Teresina.

Na avenida Barão de Castelo Branco, no bairro Cidade Nova, na zona  Sul de Teresina, os ventos também derrubaram muros de estabelecimentos e alguns outdoors da região. Já na avenida principal do Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, um tapume metálico do teto de uma loja ficou retorcido na via após ter sido arrancado pela forte ventania, chegando até atingir um veículo. 

"O nosso trabalho foi remover o teto metálico, que caiu sobre o automóvel. Nós liberamos a via, após o trabalho de remoção da estrutura de ferro. Os danos foram materiais com os fortes ventos", afirmou o tenente Rafael Fortes, do Corpo de Bombeiros.  Um vídeo obtido pela reportagem mostra o exato momento em que o teto é arrancado pela força dos ventos. 

Em entrevista ao Meionorte.com, o climatologista Werton Costa explicou os fatores que provocaram a chuva isolada, que atingiu diversos pontos da cidade, provocando estragos. Segundo ele, no período do Br-ó-bró, também ocorre chuvas extemporâneas, que também são chamadas de chuvas de pré estação, comuns mais do que se imagina.

"Mesmo nos meses secos, nós temos uma certa carga de chuva. O que há de diferencial nessa chuva em que nós presenciamos, foi o fato de que havia muito termodinâmica. Ou seja, uma quantidade de calor muito grande, uma entrada de umidade e transformação desse calor e dessa umidade em um temporal isolado, que por ser isolado, ele atingiu apenas em algumas áreas da cidade. Também foi combinado com rajadas de vento e descargas elétricas", destaca. 

Impactos na rede elétrica

A Equatorial Piauí informou que após a chuva intensa e os fortes ventos que atingiram Teresina, foram registrados estragos na cidade e impactos na rede da Distribuidora, prejudicando o fornecimento de energia a alguns bairros da capital.

A maioria das ocorrências se relacionaram com condutores partidos em função de galhos, algumas árvores e objetos lançados na rede elétrica, a exemplo de outdoors e placas de publicidade. As regiões mais afetadas foram as zonas sudeste e leste da capital.

“De imediato, o Plano de Contingência da Distribuidora foi acionado, e equipes extras de atendimento emergencial trabalharam desde o fim da chuva. O volume de equipes em campo foi ampliado em 5 vezes para acelerar a recomposição do sistema para as regiões impactadas”, destacou a empresa em nota enviada à imprensa. 

Até o início da noite de hoje, todas as ocorrências envolvendo alimentadores e subestações, que são aquelas que afetam os maiores blocos de clientes, foram restabelecidas, com o retorno do fornecimento de energia a cerca de 73% dos clientes afetados, segundo a concessionária. A Distribuidora segue agora trabalhando nas ocorrências individuais e coletivas pontuais.

Estragos em Timon

Já Timon, no Maranhão, os fortes ventos derrubaram três postes de iluminação pública por cima de um automóvel, nas proximidades da praça São José. A Equatorial Maranhão foi acionada e está realizando os trabalhos necessários no local, para evitar mais incidentes. Parte da energia da região foi afetada. 

"Cabe informar ainda, que as equipes de plantão foram acionadas e estão trabalhando intensamente para que os casos sejam solucionados em menor tempo possível e com segurança para todos. A Distribuidora reforça que em situações de elevado número de ocorrências, as que oferecem risco e as que envolvem locais com serviços públicos essenciais são priorizadas. Em casos de falta de energia, é importante que os clientes entrem em contato com a Central 116 ou com a Clara pelo WhatsApp 98 2055-0116", reforçou a concessionária em nota. 

Previsão

Segundo o site Climatempo, quinta (16), sexta (17) e o sábado (18) deve registrar áreas de instabilidade que se espalham pela metade norte do Piauí, podendo chover entre a Capital e o litoral do estado. 

A previsão é de baixo volume pluviométrico e as pancadas são mais pontuais e isoladas. No centro e sul do Piauí, mais um dia de céu claro, com poucas nuvens, nada de chuva e baixos valores de umidade relativa do ar.

Fonte: Meio Norte

Dê sua opinião: