youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 24 de abril de 2024
Geral

Covid: 80% dos pacientes internados no Piauí em 2021 não estavam vacinados

Os dados revelam o impacto da vacinação no desfecho hospitalar dos pacientes internados no Piauí.


Covid: 80% dos pacientes internados no Piauí em 2021 não estavam vacinados (Foto: PMT)

Dados consolidados pelo grupo de análise em saúde da UFPI, em parceria com a Fiocruz Piauí, mostram que durante o ano passado, 80% dos pacientes internados com Covid-19 não estavam imunizados para o novo coronavírus. Os números foram extraídos do Sivep-Gripe e revelam o impacto da vacinação no desfecho hospitalar dos pacientes internados no Piauí, tanto em leitos de enfermaria quanto de UTI.

Foram computadas 3.034 internações de pacientes com a doença de 18 de janeiro de 2021 até o primeiro dia deste ano. Desse total, exatos 2.344 não tinham tomado nenhuma das doses da vacina contra a Covid-19. A maior parte deles aparece na faixa etária de 19 a 59 anos, onde 1.472 pacientes não estavam imunizados. O menor número de internados sem a vacina está entre os que tem 13 a 18 anos, justamente os adolescentes.  

A vacinação dos adolescentes aqui no Piauí,  bem como em todo o país, começou em setembro do ano passado, com o imunizante da Pfizer. Já entre as crianças, com idade entre zero a 12 anos de idade, o levantamento registrou um total de 46 internações de pacientes com a doença. Nenhum deles estavam vacinados, tendo em vista que somente agora, em janeiro, foi iniciada a imunização desse público. 

No entanto, oito crianças nessa faixa etária de zero a 12 anos de idade, foram a óbito no Estado, conforme a pesquisa. No geral, foram verificados ano passado 1.122 mortes de pacientes internados com a doença nos hospitais piauienses, tanto público como privado. Desse total de óbitos, exatos 856 vítimas, ou 76%, não havia tomado nenhuma dose da vacina contra a covid-19. Maior registro dos óbitos de não vacinados apareceu na faixa etária de mais der 60 anos de idade.

Fonte: Meio Norte

Dê sua opinião: