youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 28 de março de 2024
Geral

Lactantes são incluídas na vacinação contra a Covid-19 no Piauí

De acordo com o Ministério da Saúde, este grupo só pode receber os imunizantes da Pfizer e Butantan


Desde a última sexta-feira (23) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou o envio aos municípios de doses de vacinas contra a Covid-19 para imunizar as mulheres lactantes. Este grupo só pode receber os imunizantes do Butantan e Pfizer

As lactantes foram inseridas nos grupos de vacinação contra a doença após resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB). As vacinas destinadas a essas mulheres serão inseridas nos 30% dos grupos prioritários. “É uma vitória a inserção dessas mulheres na vacinação do Piauí, sabemos da luta desse grupo e trabalhamos junto com a CIB para essa aprovação”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

De acordo com o Ministério da Saúde, este grupo só pode receber os imunizantes da Pfizer e Butantan. Além disso, lactantes que forem vacinadas contra a Covid-19 não precisam interromper o aleitamento materno por conta do imunizante, uma vez que não há evidências de riscos para a saúde do bebê, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A doação de leite materno também é permitida.

“São consideradas lactantes, segundo o caderno de alimentação infantil do Ministério da Saúde, mulheres que amamentam bebês de 0 a 24 meses, podendo ser até mais. Ficando a critério do município estabelecer a prioridade para vacinação sendo comorbidades ou período de amamentação do mais recente para o mais tardio”, explica a Coordenadora Estadual de Imunização, Bárbara Pinheiro.

Fonte: Meio Norte

Dê sua opinião: