youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 18 de abril de 2024
Curiosidades

Estalar os dedos realmente os deixam mais grossos ?

Mas será que é verdade, ou seria mais uma "lenda" que os pais repetem para evitar que os filhos adquiram maus hábitos ?


Quando somos crianças, é bem comum recebermos a recomendação para jamais estalarmos os dedos, pois supostamente eles ficariam mais grossos por conta disso. Mas será que é verdade, ou seria mais uma "lenda" que os pais repetem para evitar que os filhos adquiram maus hábitos?

Para responder à questão, vamos entender porque o estalo faz aquele barulho tão característico: quando estalamos os dedos, estouramos as bolhas presentes no líquido sinovial (material que lubrifica as articulações) presente nas juntas das mãos. Agora, esclarecemos os possíveis efeitos de fazer isto continuamente.

O estalo pode prejudicar as articulações ?

Segundo o médico Mateus Saito, em entrevista ao Portal Drauzio Varella, normalmente não há riscos para as articulações quando fazemos isto. Ou seja, não há dano aos ligamentos, às cartilagens ou aos tendões. Da mesma forma, não há evidência de que fazer isso "engrosse" os dedos, como muita gente costuma acreditar.

Para comprovar, inclusive, existe um médico que fez uma experiência interessante. Ele passou 50 anos estalando os dedos de uma mão apenas, duas vezes por dia. Ao final deste tempo, ele constatou que não havia diferenças significativas entre as articulações de ambas as mãos.

No entanto, como tudo na vida, o problema é a medida. Se os estalos se derem de modo compulsivo, existe o risco de danos — dentre eles, uma frouxidão nos ligamentos e até uma doença articular degenerativa. Isto porque o estalo pode causar um desgaste mecânico nas juntas, favorecendo as inflamações.

Mas por que estalamos os dedos ?

Afinal, por que é tão gostoso estalar os dedos? Esse hábito corresponde a uma espécie de mania que dá algum prazer e "combate" a ansiedade — tal como roer as unhas, chupar o dedo ou enrolar o cabelo com as mãos.

A maioria das pessoas faz isso inconscientemente: nem nota que está mais uma vez estalando as juntas. Isto pode acontecer por várias razões. Uma delas é o prazer de ouvir o barulho do estalo, que traria uma sensação de conforto.

Para alguns, o hábito pode revelar uma sensação psicológica de alívio, como se estivéssemos "liberando" algo. “Às vezes, as pessoas percebem uma sensação de aperto nas articulações, então tentam aliviá-la estalando os dedos”, explica o médico Robert Graham para o portal Well and Good.

Por conta disso, o estalo dos dedos pode ainda funcionar como uma eventual válvula de escape para o estresse. Ao fazermos isso, sentimos como se estivéssemos descontando em algum lugar e soltando algumas frustrações.

Vale ainda lembrar que, por mais que não haja constatações de que o hábito possa prejudicar nossas articulações, ele também não traz nenhum benefício real à saúde. Pode, inclusive, servir como sintoma para notarmos que algo não está indo bem.

Fonte: Mega curioso

Dê sua opinião: