youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 20 de abril de 2024
Curiosidades

O que acontece quando você abandona as redes sociais ?

Uma das coisas que mudaria seria a sua produtividade.


A tecnologia evoluiu em um curto período de tempo. É quase impossível pensar que, há poucas décadas, a Internet nem existia. Mesmo já sendo funcional desde os anos de 1960, ela só realmente chegou ao público em 1994. E acabou se tornando um dos maiores avanços na tecnologia de comunicação.

A Internet criou uma verdadeira bola de neve de tecnologia. O que nos deu várias ferramentas para nos comunicarmos. Em pouco tempo, uma variedade de redes sociais, como MySpace, Orkut, Facebook, Twitter e Skype, mudou drasticamente a forma como nos conectamos.

Com o passar dos anos, novas redes sociais apareceram e o tempo que passamos nestes ambientes foi aumentando. Segundo dados de 2020, a média diária de uso destas ferramentas virtuais de comunicação por pessoas no mundo todo foi de 145 minutos por dia.

Redes sociais

As redes sociais se tornaram tão ligadas à vida real que pode ser muito difícil imaginar nossa vida sem elas. Mas você já se perguntou o que aconteceria se deixasse estes ambientes?

Uma das coisas que mudaria seria a sua produtividade. Até porque, a produtividade acaba sendo interrompida quando a pessoa verifica suas mensagens ou então tira um tempinho para rolar o feed. E sem redes sociais, provavelmente, seríamos bem mais produtivos.

“Quando paramos para verificar as redes sociais, de novo e de novo, torna-se outra forma de multitarefa, o que faz você demorar mais e a fazer as tarefas de uma maneira inferior”, explicou Joanne Cantor, professora de comunicação da Universidade de Wisconsin-Madison.

Melhorias

Além da professora, a Associação Americana de Psicologia estima que realizar várias atividades ao mesmo tempo e ficar alternando entre trabalho e redes sociais, aumenta em 40% o tempo necessário para que uma tarefa seja concluída.

Um outro ponto positivo de uma vida sem Facebook, Instagram e afins, segundo Joanne, é que a nossa criatividade aumentaria. Isso porque nos momentos de pausas regulares para descansar, a criatividade é estimulada. O que não acontece quando se é bombardeado de informações por todos os lados.

É claro que, no começo, a ansiedade vem com força. E o motivo é simples. A pessoa sente que alguém está tentando falar com ela, mas não consegue achá-la. No entanto, essa ansiedade é sem fundamento. Até porque, se alguém precisar falar com você, existem outros meios pra esse fim.

Sem redes

De acordo com David Greenfield, professor de psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Connecticut, essa ansiedade também é causada pela retirada de dopamina.

“Se você está usando as redes sociais viciantemente, o que algumas pessoas de fato fazem, você tem níveis elevados de dopamina. Então, quando parar de fazer isso, há alguma abstinência”, pontuou ele.

O professor ainda acrescenta que as redes sociais fazem com que as pessoas sintam obrigação de saber de tudo o que está acontecendo o tempo todo no mundo inteiro. E isso aumenta os níveis de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse. Por isso, ficar longe dessas ferramentas de comunicação fará com que as pessoas se sintam mais calmas e relaxadas a longo prazo.

Além de tudo isso, estar fora das redes sociais te dará mais tempo de qualidade com quem você ama. E também vai conseguir se divertir com outas atividades.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Dê sua opinião: