youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 28 de março de 2024
Entretenimento

Parque Nacional de Sete Cidades: 60 anos preservando a história

Dia 8 o Parque completou 60 anos de existência. Hoje é gerenciado pelo ICMBio


Dia 8 o Parque Nacional de Sete Cidades completou 60 anos de fundação. Hoje o parque é  é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada na região norte do estado do Piauí. O território do parque está distribuído pelos municípios de Brasileira e de Piracuruca. 

História

O Parque Nacional das Sete Cidades foi criado pelo decreto 50.744, de 8 de junho de 1961, por Jânio Quadros, então presidente do Brasil. O plano de manejo foi publicado, mas não oficialmente formalizado, em 31 de dezembro de 1978. O decreto 126 de 14 de dezembro de 2010 criou o conselho consultivo.

Meio Ambiente

O parque contém savanas áridas (florestas de babaçu) e áreas de contato entre savana, savana árida e floresta sazonal, protege uma importante formação geológica e conserva os recursos hídricos em uma região seca. Os principais atrativos geológicos são a atração principal, além de algumas pinturas rupestres e inscrições pré-históricas

Localização

O Parque Nacional das Sete Cidades é dividido entre os municípios da Brasileira (26,21%) e Piracuruca (73,77%) no estado do Piauí. Tem uma área de 7.700 hectares. O parque é cercado pela Área de Proteção Ambiental da Serra da Ibiapaba, de 1.592.550 hectares, criada em 1996.

O parque não possui mais hotéis, contando com o suporte de guias turísticos e fiscais orientadores.

Dê sua opinião: