Equatorial Piauí ressalta os riscos de queimadas próximas à rede elétrica

As cidades de Canto do Buriti, Brejo do Piauí e Tamboril do Piauí tiveram o fornecimento interrompido por conta da prática

A Equatorial Piauí informa que, nos últimos dias vem registrando o aumento de ocorrências envolvendo queimadas, que estão ocasionando interrupções no fornecimento de energia em alguns municípios da região sul do estado. Somente nesta quinta-feira (04), nos municípios de Canto do Buriti, Brejo do Piauí e Tamboril do Piauí, a empresa registrou ocorrências ocasionadas pela prática realizada próxima à rede elétrica, que consequentemente resultaram em danos a estruturas da Concessionária, como cabos partidos e postes quebrados.  

Vale ressaltar que, quando a rede elétrica é atingida por uma queimada, são necessários reparos e manutenções mais complexas, o que, por consequência, demanda um tempo maior para a recomposição do sistema elétrico.

Segundo o Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Piauí, somente nos primeiros seis meses de 2022, a Distribuidora já registrou 761 casos envolvendo queimadas que prejudicaram o fornecimento de energia, o que revela um crescimento de 38% na média mensal de casos de interrupção de fornecimento em função das queimadas quando comparada ao mesmo período do ano passado.

Confira como evitar queimadas e riscos com a rede elétrica:

- Evite acender fogueiras, principalmente próximo a rede elétrica;

- Não jogue pontas de cigarro acesas às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação;

- Apague com água as cinzas de fogueiras para evitar que o vento leve as brasas para as matas e não coloque fogo em terrenos baldios ou lixões;

- Não acenda velas e fogueiras próximos à vegetação mais seca;

- Não faça queimadas para limpar pastagens ou plantio agrícola

- Realizar os aceiros para a segurança da área – quando em período de estiagem ou com a queimada programada. Evita-se assim queimadas descontroladas ou incêndios.

Dê sua opinião:

Voltar para o topo