youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 19 de abril de 2024
Geral

Firmino Filho é sepultado sob forte comoção em Teresina; assista!

A Prefeitura de Teresina decretou luto oficial de três dias e Doutor Pessoa cancelou ainda toda sua agenda administrativa para o resto da semana.


Crédito: Raissa Morais/ Portal Meio Norte

O ex-prefeito Firmino Filho, de 57 anos, foi sepultado no cemitério Recanto da Saudade no fim da tarde desta quarta-feira (07), sob forte comoção de familiares, amigos e políticos do Piauí. O momento foi marcado por muitas homenagens ao ex-gestor de Teresina. A Rede Meio Norte fez a transmissão completa do último adeus de Firmino.  

Ao longo do dia foram realizadas diversas solenidades de despedida de Firmino, desde o cortejo do corpo em veículo do Corpo de Bombeiros por diversas zonas da cidade à missas junto aos familiares, admiradores do político e diversas autoridades do Piauí. A Prefeitura de Teresina decretou luto oficial de três dias e Doutor Pessoa cancelou ainda toda sua agenda administrativa para o resto da semana.

Aliados reconhecem a força do político para a capital. “Firmino trabalhou vivendo e conhecendo a cidade. Ele lutou pela cidade. Ele viveu dia após dia por Teresina. O maior prefeito que as cidades do Brasil poderia ter, e o maior gestor público de Teresina e do Piauí. Ele trabalhou como um monstro para salvar Teresina e ter menos mortes, e assim o fez. É um legado inestimável”, disse o vereador Evandro Hidd.  

“Eu tenho dito que o legado de Firmino é de amor e dedicação. Padre Tony disse que daria o título de cuidador e é exatamente isso. Não é só o sentimento, são os atos dele”, considera Francisco Canindé, ex-secretário municipal.

Para Amparo Salmito, gerente da Fundação Municipal de Saúde (FMS(, é um tristeza sem fim. “O Firmino estudava perspectivas. Tanto que o governador de São Paulo reconheceu isso. Ele fundou o COE e nos convocava quase todos os dias. Ele era um grande coordenador no combate à pandemia. Ele foi o protagonista”, reitera. 

“O maior legado que entendo do prefeito Firmino Filho foi a dedicação pela cidade, principalmente os mais necessitados. Acho que Teresina é a cara dele, não tem como andar aqui e não vê-lo. Ele tinha uma equipe muito agregada que trabalhava”, disse Oriana Bezerra, gerente de zoonoses da FMS.

Bastante emocionado, o ex-candidato à Prefeitura de Teresina, Kleber Montezuma, falou que Firmino era um ser humano que em todas atividades queria sempre o bem e o melhor para as pessoas. 

“Ele dedicou a vida dele para isso, querendo o bem para as pessoas. Firmino tinha uma frase que ele dizia que se a gente quisesse saber como será  a humanidade no futuro, era preciso olhar o que estava sendo feito no presente. Ele cuidou das crianças para que elas pudessem ter um futuro melhor. Ele fez isso mostrando um bom exemplo para todos nós. Em todas as suas atividades ele estava presente como ser humano. Por isso ele queria o melhor para as pessoas. Esse é o grande legado e o que fica na memória do povo de Teresina”, completa. 

Kleber Montezuma fala sobre legado de Firmino Filho (Foto: Raissa Morais)

Kleber Montezuma fala sobre legado de Firmino Filho (Foto: Raissa Morais)

Firmino Filho morre aos 57 anos em Teresina

O ex-prefeito morreu após cair do 14° andar do edifício Manhattan River Center, na Avenida Arêa Leão, na Zona Leste de Teresina, na tarde desta terça-feira (06). Firmino Filho teria ido ao seu escritório no prédio onde funciona o Tribunal de Contas da União (TCU). Minutos depois, as pessoas já viram o corpo estendido na calçada do lugar. 

A filha do ex-prefeito, Bárbara Silveira, foi ao local e fez o reconhecimento do corpo. O médico legista Antônio Nunes Pereira, diretor geral do Departamento de Polícia Técnica e Científica, falou com a imprensa sobre os próximos passos da necropsia que sairá em 10 dias. 

Fonte: Meio Norte

Dê sua opinião: