youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 24 de abril de 2024
Geral

Piauí receberá 44 mil doses da vacina de dose única da Janssen

A previsão é de que os imunizantes cheguem nesta quarta-feira (16) em São Paulo.


O Piauí vai receber 44 mil doses vacinas da Janssen, parte de um lote com 3 milhões de doses que deve chegar ao Brasil nesta quarta-feira (16), informou a Secretaria de Estado de Saúde. Segundo a Sesapi, o Ministério da Saúde não informou em que data as vacinas chegam ao estado, apenas que aconteceria ainda nesta semana. A vacina não será destinada a nenhum grupo específico.

Segundo o Ministério da Saúde, o prazo de validade deste lote de vacinas da janssen expira no dia 27 de junho. Entretanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a extensão do prazo de validade da vacina Janssen contra a Covid-19 de três para quatro meses e meio, sob condições de armazenamento de 2° a 8°C.

Com a notícia da aprovação da Anvisa, a Sesapi aguarda as definições do Ministério da Saúde para decidir onde a vacina será distribuída. Anteriormente, por conta do curto prazo de validade, o plano era utilizar todas as doses apenas em Teresina.

De acordo com  a Sesapi, a vacina da Janssen não será destinada a um público específico. As doses serão utilizadas para dar continuidade à vacinação nos grupos que estarão sendo imunizados quando o lote chegar ao estado.

50% das doses serão destinadas à população geral 18 a 59 anos decrescente, 20% a critério dos conselhos municipais de saúde e 30% para pessoas com comorbidades e com deficiência permanente. Ainda segundo a Sesapi, todas as doses de vacina contra Covid-19 que chegarem ao estado devem respeitar essas definições.

A agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, FDA, aprovou neste sábado (12) o envio das 3 milhões de doses ao Brasil. Anteriormente, o Ministério da Saúde havia anunciado que as 3 milhões de doses chegariam ao Brasil nesta terça-feira (15). Entretanto, essa previsão foi alterada para quarta-feira (16).

Fonte: Meio Norte

Dê sua opinião: