Após pedido do Ministério Público, Jôve exonera sobrinho da Secretaria de Cultura

Euler Nogueira é o quarto secretário que sai da atual gestão; antes dele também saíram Eugênio Monteiro, Francimary e Neném Bilica

O Ministério Público do Estado do Piauí expediu recomendação a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, para que ela fizesse a exoneração do secretário Municipal de Cultura e Esporte de Piripiri, Euler Nogueira Lima Sobrinho. A portaria foi assinada pelo promotor Plínio Fabrício de Carvalho Fortes no dia 02 de julho.

O Ministério Público Federal instaurou Inquérito Civil Público para apurar possível ato de improbidade administrativa praticado por Euler Nogueira, em razão de supostamente ter concedido empréstimos fraudulentos a pessoas jurídicas na agência de Bom Jesus, importando em prejuízo para a Caixa Econômica Federal.

Consta ainda a existência de Processo Disciplinar (processo disciplinar e civil), que poderia ter resultado em demissão a bem do serviço público do empregado, uma vez que ensejou a comunicação do fato à Polícia Federal, para instauração de Inquérito Policial.Diante dessas informações, o promotor requisitou à Caixa Econômica Federal cópia do Processo Disciplinar. Em resposta, a Caixa enviou cópia integral do processo. Considerando a análise da documentação, o promotor verificou que em 21 de outubro de 2015, o Conselho Disciplinar Regional de Fortaleza decidiu pela imputação de responsabilidade administrativa de Euler Nogueira, atribuindo-lhe penalidade de rescisão de contrato de trabalho por justa causa.

Desta forma, considerando que a nomeação de Euler Nogueira para cargo de secretário municipal se enquadra nas hipóteses de inelegibilidade da Lei Complementar 64, art. 1º, inciso I, ofende frontalmente a Lei Municipal nº 704/2012, atenta contra o Princípio da Legalidade e ofende os Princípios da Moralidade, o promotor recomendou a prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, que exonere no prazo de cinco dias o secretário municipal de Cultura de Esporte de Piripiri, Euler Nogueira.

Dê sua opinião:

Voltar para o topo