youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 28 de março de 2024
Política

Eleições 2020: Veja como está o atual cenário político em Brasileira para as eleições municipais

Segundo informações a Prefeita Carmen Gean (PP) confirma sua pré-candidatura a reeleição neste ano


Desde sua emancipação, Brasileira enfrenta acirradas e calorosas disputas eleitorais protagonizadas em sua maioria por duas alas políticas que foram mudando de configuração ao longo dos anos.
 
A primeira eleição, ocorrida em 1992, com três candidaturas na disputa,  trouxe um fato histórico com a chegada do médico veterinário Francisco de Assis Amado Costa (Chico Amado), filho do saudoso Almiro Mendes da Costa que por muitos anos militou na política brasileirense, desbancando na disputa as fortes lideranças da época: Antonio Espedito Siqueira (atualmente exerce o cargo de Vereador pelo DEM) e Norberta Ramos de Meneses (Dona Beta), onde ambos foram vereadores do município de Piripiri, representando o município o então povoado brasileira.
 
"Dr. Chico Amado" venceu a primeira eleição de Brasileira pelo PDS, tendo como vice-prefeita Cléa Pimentel (atualmente exerce o cargo de Vereadora) e até o ano de 2012 havia um revezamento de mandatos entre Drº Chico Amado e Messias Filho onde ambos foram beneficiados com a chegada da reeleição, instituída em 1998. A única alteração no período aconteceu em 2008 com a candidatura do então vereador Amarildo Melo que puxou uma terceira via contra Chico Amado e Messias Filho.
 
Na ocasião Chico Amado venceu nas urnas, tendo como vice na chapa o líder político Wilson Aguiar, que em 2012 tornou-se o primeiro prefeito fora das vias tradicionais, ocupando o cargo após a cassação de Chico por infidelidade partidária.
 
Nas eleições de 2012 novos fatos surgiram com a chegada do empresário Zé Filho (PSB) e da advogada Carmen Gean (PP). Zé Filho era a grande novidade política da época, sacudindo o cenário político local e Carmen Gean entrou na disputa com o impedimento da candidatura  do esposo Messias Filho por questões judiciais.
 
Zé Filho apesar de ser o novo,  não pôde seguir em frente com a candidatura que também foi barrada por questões judiciais e nos últimos momentos daquele pleito foi substituído pela esposa Paula Araújo, sendo a primeira mulher a assumir a prefeitura de Brasileira indo pra reeleição em 2016 enfrentando novamente a advogada Carmen Gean. Na segunda disputa, Paula venceu a eleição com a diferença de 8 votos. Amarildo Melo foi o vice de Paula nos dois mandatos e Patrícia Pimentel, vice de Carmen.
 
Eleições Suplementares

A prefeita Paula Araujo em seu segundo mandato enfrentou vários pedidos de Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) impetrados pela advogada Carmen Gean, que advogou em causa própria em todos eles. Em 2019 o Tribunal Regional Eleitoral cassou os mandatos de Paula e Amarildo em uma destas AIME's determinando, em seguida, o afastamento dos gestores, anunciando em tempo hábil a eleição suplementar realizada em agosto de 2019.
 
A eleição foi disputada entre o presidente da Câmara Alan Juciê (PSD), que assumiu o comando do município interinamente, contra a advogada Carmen Gean (PP) que venceu a disputa com 51,84% dos votos válidos, contra 48,16% de Alan. Foram candidatos a vice Richardson Meneses e Patrícia Pimental, respectivamente.
 
Como está o cenário atual para as eleições municipais de 2020?

Ao assumir o comando da Prefeitura de Brasileira no dia 30 de agosto de 2019, Carmen Gean, quebra um ciclo de 16 anos de oposição. Logo nos primeiros dias como situação, Carmen enfrentou sua primeira crise de governo com o rompimento da vice-prefeita Patrícia Pimentel que segue até o momento como opositora à sua companheira de chapa mas sinalizando conversas com a nova oposição.

Segundo informações a Prefeita Carmen Gean (PP) confirma sua pré-candidatura a reeleição neste ano. Do outro lado, o presidente da Câmara Vereador Alan Juciê (PSD) afirma que a oposição está em constante diálogo para definição dos nomes que disputarão as eleições deste ano mas não confirma sua pré-candidatura, mesmo sendo alardeado pela cidade pelos seus principais aliados.
 
Já estiveram a frente da Prefeitura de Brasileira:
1992 - Chico Amado - Vice: Clea Pimentel (PDS)
1996: Messias Filho - Vice: Dona Beta
2000: Messias Filho (reeleição) Vice: Espedito Siqueira
2004: Chico Amado - Vice: Alan Juciê
2008: Chico Amado (reeleição) Vice: Wilson Aguiar
2012: Wilson Aguiar, assumiu após a cassação de Chico Amado em agosto de 2012 por infidelidade partidária.
2013: Paula Araújo - Vice-Amarildo Melo
2016: Paula Araújo (reeleição) - Vice: Amarildo Melo
2019: Alan Juciê assumiu interinamente em 14 de maio de 2019 após a cassação dos mandatos de Paula e Amarildo Melo por compra de voto e abuso de poder econômico.
2019: Carmen Gean - Vice: Patrícia Pimentel - Eleitas na eleição suplementar em agosto de 2019.

Fonte: Com informações do Portal Brasileira

Dê sua opinião:

Veja também