youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 24 de abril de 2024
Política

Em Brasília, Wellington Dias destaca necessidade de alternativas para aquisição de vacinas

Governador participou de audiência com os Procuradores Gerais de Justiça dos Estados, em Brasília


O governador Wellington Dias participou, nesta quarta-feira (24), de audiência com os procuradores gerais de Justiça dos Estados, no Ministério Público do Trabalho, em Brasília. Na pauta, a aquisição de vacinas.

Presidente do Consórcio Nordeste e coordenador do tema da vacina no Fórum Nacional de Governadores, Wellington Dias falou sobre a necessidade urgente das vacinas e ressaltou que o Brasil tem uma estrutura de distribuição de vacinas incomparável no mundo. “Temos uma experiência extraordinária (em campanhas de vacinação). O problema não é de logística. É comprovado que, ao recebermos uma vacina da Índia, no dia seguinte, ela estará nos estados. A exceção seria alguns lugares da região Norte. O problema é encontrarmos uma sintonia entre todos para garantir as condições de a Anvisa encontrar um caminho para autorizar mais vacinas. Não queremos ser concorrentes da União. Queremos ser parceiros e que a União coordene porque tem a responsabilidade e a estrutura”, explica Dias, enfatizando o papel crucial que deveria ser desempenhado pelo Governo Federal.

De acordo com o governador, é urgente a vacinação coordenada em todos os estados, pois não adianta uma unidade da Federação estar mais adiantado no processo de imunização que outro estado.  Dias falou também da importância de o Governo Federal se comprometer em ressarcir os Estados, caso estes comprem vacinas que a União tenha aberto mão. Para ele, com a imunização da população os impactos sociais e econômicos gerados pela pandemia serão consequentemente amenizados. “Se a gente centrar mais na vacinação e alcançar todo o primeiro grupo de 25% e, em julho, mais 50%, totalizando 75% da população vacinada, isso terá reflexo no lado social e econômico. Essa é a alternativa”, afirmou.

 


Fonte: CCOM

Dê sua opinião: