youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 25 de abril de 2024
Política

Wellington inaugura acesso ao Parque Sete Cidades e autoriza melhorias em escolas de Brasileira

A obra tem um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões


O governador Wellington Dias inaugurou, nesta sexta-feira (11), no município de Brasileira, região norte do estado, a pavimentação asfáltica da via que dá acesso ao Parque Nacional de Sete Cidades, no trecho do entroncamento da PI-111 em direção ao parque. A obra, que tem um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões, foi realizada pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) e integra um conjunto de ações do maior programa de desenvolvimento do Estado do Piauí, o PRO Piauí.

O governador enfatizou a importância da obra, não só para o turismo, mas também para o desenvolvimento da região. “Uma novidade é que o parque entra em um processo de PPP, assim como estamos fazendo no Canyon do Rio Poti, no Parque do Rangel e no Parque Lagoa do Portinho. Desse modo, com a parceria, mantém a responsabilidade pública, mas também coloca um caminho novo para a presença do setor privado, que entende de hotelaria, de restaurantes e de melhorar o destino turístico. Então, é um investimento que é bom para o povo de Brasileira, Piripiri, Piracuruca, mas também é bom para o Piauí e para o Brasil. Inauguramos a estrada da Cachoeira do Urubu e agora a do Parque Sete Cidades e o objetivo é colocar essa região das cachoeiras na rota turística, além disso, transformá-la em fator de desenvolvimento para a produção agrícola, piscicultura e garantir que melhoremos a renda da população”, afirmou Wellington.

Para o vereador de Brasileira Jean, é um momento de grande satisfação poder inaugurar esse acesso. “É uma obra ímpar para o turismo e para a geração de emprego e renda. O novo acesso encurtou a distância entre Brasileira e o parque. Além disso, a movimentação dentro da cidade vai fomentar a economia gerando emprego e renda”, comentou o parlamentar.

O diretor do Idepi, Leornardo Sobral, enfatizou que, além do asfalto de qualidade, a via está totalmente sinalizada. “É uma via moderna, que encurta o percurso até o Parque Sete Cidades e é importante para o desenvolvimento hoteleiro e o comércio em geral”, disse o gestor.

Na oportunidade, o governador também autorizou à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a abrir o processo licitatório para reforma de duas escolas no município de Brasileira. Uma é a Unidade Escolar Alberto Tavares Filho, que será climatizada, ganhará instalação de subestação e construção de uma quadra poliesportiva; a outra escola é a Unidade Escolar Miguel Arcoverde, que será totalmente reformada, ampliada, climatizada e também ganhará uma subestação. As melhorias serão executadas com recursos do PRO Educação, oriundos dos precatórios do antigo Fundef.

 

“Essa é uma obra benéfica não apenas para o parque nacional, mas esse novo acesso já está atraindo investidores para essa futura PPP que vai fomentar ainda mais o turismo, e pelo menos cinco assentamentos serão beneficiados, além do emprego e renda que a própria obra gerou. A parte mais visível do PRO Piauí é a infraestrutura, porém temos a reforma de duas escolas aqui no município, investimentos na área social, no incentivo aos micros e pequenos empreendedores e investimentos em abastecimento de água para garantir a agricultura”, ressaltou Rafael Fonteles, secretário de Estado da Fazenda (Sefaz).

Dê sua opinião: