youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 09 de maio de 2024
Circulando

Mulheres sofrem importunação sexual durante caminhada em avenida de Piripiri

O local é tradicionalmente utilizado para a prática de exercícios físicos e, diariamente, recebe centenas de pessoas.


Algumas mulheres piripirienses se manifestaram nas redes sociais para denunciar a importunação sexual sofrida enquanto faziam caminhada na avenida deputado Raimundo Holanda, em Piripiri. O local é tradicionalmente utilizado para a prática de exercícios físicos e, diariamente, recebe centenas de pessoas.

Através da rede social instagram, umas das vítimas falou sobre o caso. “Mais uma vez passando por uma importunação sexual. A primeira vez aconteceu por volta das 17h, em plena luz do dia, com a avenida lotada. Tive um ataque de pânico e passei meses sem conseguir caminhar. É triste ver o quanto o corpo de uma mulher é vulnerável diante da estrutura do machismo. Esses homens, têm que entender que essa ideia de que a mulher é propriedade do homem e, por isso, ele pode invadir o corpo dela, quando quiser, isso não existe mais”, disse.

Ela falou ainda sobre a culpa não ser da mulher. “Não é a roupa, não é a hora, não é estar sozinha, não é a mulher”, ressaltou. 

Outra vítima respondeu a publicação nas redes sociais e disse: "Já peguei foi uma mãozada no bumbum em plena luz do dia. Isso é triste", lamentou outra vítima.

Ao R10 Piauí, a delegada da Delegacia da Mulher, de Piripiri, Kamila Martins, falou que os casos não foram denunciados. “Não tivemos conhecimento sobre importunação sexual ocorrida na Av. Raimundo Holanda. Não foi registrado nenhum boletim de ocorrência”, disse.

A delegada orienta que as vítimas procurem a delegacia e denunciem os casos. “Se os autores não foram identificados ainda, é importante comunicar o quanto antes, para que busquemos câmeras de segurança nas proximidades do local do fato ou testemunhas, a fim de identificar os autores”, concluiu.

SEGURANÇA

Todos os dias é possível observar viaturas da Polícia Militar fazendo rondas ostensivas e preventivas na avenida durante o período em que as pessoas fazem caminhada. No entanto, os PMs recebem ligações e precisam atender ocorrências pela cidade, e é quando alguns indivíduos se aproveitam para cometer os assédios. 

CRIME

Desde setembro de 2018, a importunação sexual é considerada crime no Brasil.  O ato de satisfazer o próprio prazer, ou de outras pessoas, sem o consentimento da vítima, em lugares públicos ou privados, é conhecido como libidinoso e pode resultar em até cinco anos de reclusão de acordo com o Código Penal.

AGOSTO LILÁS

Durante o mês de agosto é realizada a campanha ‘Agosto Lilás’, período em que são desenvolvidas ações que possam conscientizar a sociedade sobre a necessidade de enfrentamento das diversas formas de violência contra a mulher.

Dê sua opinião: