youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 09 de maio de 2024
Política

Nicolás Maduro chega ao Brasil para reunião com Lula nesta segunda-feira

O presidente da Venezuela chegou ao país para a cúpula de líderes da América do Sul


Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, chegou ao Brasil no domingo à noite, em preparação para a reunião com o presidente Lula (PT) na segunda-feira e para participar da cúpula de líderes da América do Sul. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, 11 presidentes estarão presentes no evento que deve ocorrer na terça-feira, em Brasília. 

"Agradeço a calorosa acolhida com que fomos recebidos em Brasília, capital da República Federativa do Brasil. Nas próximas horas estaremos desenvolvendo uma agenda diplomática que reforce a necessária união dos povos de nosso continente. Estar ciente!", publicou Maduro nas redes sociais.

Em comunicado oficial, o ministério anunciou que os dois líderes discutirão os progressos no processo de normalização das relações bilaterais, que teve início em 1º de janeiro deste ano. Os tópicos de discussão incluirão a reabertura das embaixadas e setores consulares de ambos os países, além da nomeação recente do Embaixador da Venezuela no Brasil. 

Durante a semana passada, o presidente Lula (PT) recebeu as credenciais do novo embaixador designado pelo regime de Nicolás Maduro, da Venezuela, no Brasil, Manuel Vicente Vadell Aquino. Esse documento representa uma formalidade que marca o início das atividades diplomáticas do embaixador no Brasil. Ao entregar esses documentos ao governo do país onde exercerá sua função, o embaixador oficialmente assume seu posto.  

"Na reunião, os dois mandatários deverão examinar temas prioritários para o adensamento do diálogo em todas as áreas da relação. Nesse sentido, os presidentes tratarão dos resultados da recente missão multidisciplinar à capital venezuelana, organizada pela Agência Brasileira de Cooperação e que contou com representantes de mais de vinte órgãos governamentais brasileiros. Atenção especial será atribuída aos temas fronteiriços, com destaque para a proteção das populações que residem nessa faixa, entre elas os povos Yanomami", informou a nota do Ministério das Relações Exteriores.

O objetivo do encontro, afirma o ministério, é promover o diálogo "franco" entre todos os países, identificando "denominadores comuns", discutindo perspectivas para a região e "reativando a agenda de cooperação sul-americana em áreas-chave".

(Com informações do Portal g1)

Fonte: G1

Dê sua opinião: