youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 20 de maio de 2024
Reportagens Especiais

Leiteiro: venda de porta em porta resiste ao tempo em Piripiri

Conheça a inspiradora história de dedicação de Estevão Soares, há 40 anos trabalhando como leiteiro em Piripiri.


Há algumas décadas, era comum as pessoas receberem em suas portas o leite, que era entregue por um profissional conhecido por leiteiro. Diariamente, ou no período combinado, lá estava ele com o leite fresquinho.

Em grandes cidades, esse profissional já sumiu há muito tempo, mas em pequenos municípios, ou lugares mais afastados, ainda é possível encontrar alguns na ativa.

Esse é o caso do senhor Estevão Soares, de 81 anos, residente no bairro Vista Alegre, que há 40 anos, trabalha como leiteiro, vendendo leite de porta em porta em Piripiri, no Piauí.

A sua rotina de trabalho inicia cedo. Às 5h da manhã ele sai para pegar o leite em uma fazenda localizada próximo a sua residência. Após tirar o leite da vaca, ele sai pelas ruas da cidade de Piripiri, de casa em casa, vendendo o leite. Segundo o idoso, ele consegue vender entre 50 e 75 litros de leite por dia.

“Foi através desse trabalho que consegui criar meus 8 filhos, sendo 6 homens e duas mulheres”, disse.

Sobre descanso, ele disse que só descansa uma vez por ano. “O meu dia de descanso é na sexta-feira maior (sexta-feira santa). Nunca fiquei sem trabalhar e, enquanto eu aguentar, continuarei trabalhando”, comentou.

Por onde passa, o leiteiro é bem recebido pelos piripirienses e clientes fiéis. “Eu tenho muitos amigos e amigas, advogado, doutor, moça, rapaz, todo mundo gosta de mim”, ressaltou.

Já aposentado, a família pede que o leiteiro deixe o ofício, mas ele não quer ficar parado. “Enquanto eu tiver saúde, continuarei trabalhando. Deus vai me dizer o dia que eu preciso parar”, concluiu.

Essa inspiradora história de muita dedicação foi destaque no quadro Profissão Dignidade, do R10 Piauí.

Confira:

https://www.facebook.com/reporter10oficial/videos/773976774042255

Dê sua opinião: