youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 27 de abril de 2024
Dicas de Saúde

Saiba quais alimentos não devem ser comidos crus e você ainda insiste

Consumir alimentos da forma mais natural possível, na maioria das vezes, é bastante benéfico para a saúde por preservar os nutrientes


Foto: Tudo por email

Se os alimentos crus se tornaram uma verdadeira tendência alimentar destinada a preservar o máximo de nutrientes nos alimentos, existem certos produtos que definitivamente devem ser cozidos antes do consumo. Descubra 9 alimentos que não devem ser comidos crus para se manter saudável. Também tome cuidado para não adotar uma alimentação com alimentos crus fraca ou de forma repentina, pois o corpo, acostumado a digerir alimentos cozidos, pode ser perturbado por essa mudança.

Batatas

Não coma batatas cruas. Esse alimento rico em amido contém compostos tóxicos chamados glicoalcalóides que podem bagunçar nosso sistema digestivo.

Ovos

Comer ovos crus pode nos deixar realmente doentes. Isso acontece porque eles podem estar contaminados com a bactéria salmonela. A única maneira de garantir que eles sejam seguros para comer é cozinhando-os completamente. 

Além disso, alguns nutrientes, como as proteínas, não são tão digeríveis se os ovos forem consumidos crus.

Mandioca

O que não falta para a mandioca são nomes: macaxeira, aipim, castelinha, uaipi, mandioca-doce, mandioca-mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre, mandioca-brava e mandioca-amarga. Mas, assim como os feijões-de-lima, a mandioca crua também contém níveis inseguros de cianeto.

Carne bovina, suína ou de frango

Carnes suína, bovina e de aves devem sempre ser cozidas, caso contrário, a pessoa corre o risco de ter intoxicação alimentar causada por bactérias como campylobacter, clostridium perfringens e salmonela.

Berinjela

Assim como as batatas, a berinjela também contém solanina, que é um veneno glicoalcalóide. Por esta razão, não devemos comê-la crua.

Mel

O mel cru pode conter esporos de uma bactéria chamada Clostridium botulinum, que produz toxinas nocivas. Isto é particularmente perigoso para crianças pequenas e mulheres grávidas.

Azeitonas

Azeitonas são consumidas principalmente cruas, mas nem pense em comê-las diretamente da árvore. Elas precisam ser ligeiramente curadas para que percam um pouco da amargura.

Farinha

Ninguém em sã conciência come uma colher de farinha pura, mas é bem comum a gente raspar a massa de bolo ou biscoito do pote. Acontece que a farinha crua contém ácido fítico. 

Esta substância se liga a alguns minerais, e impede que nosso corpo os absorva. Além disso, a farinha crua pode conter bactérias como E. coli.

Brócolis

Embora não seja venenoso em sua forma crua, nosso sistema digestivo é capaz de processar o brócolis muito melhor quando ele está cozido.

Arroz

Comer arroz cru pode não ser uma tarefa fácil, mas no caso de você querer mastigar o arroz, é melhor não fazer isso. O arroz cru pode conter bactérias nocivas.

Repolho

Este vegetal crucífero é ótimo, mas não está entre os que a gente gostaria de comer cru. Isso ocorre porque o repolho pode ser difícil de digerir para algumas pessoas.

Tomates

Claro, você pode amar seus tomates crus, mas cozinhá-los ajudará a liberar todos os benefícios deles, incluindo o licopeno.

Fonte: Meio Norte

Dê sua opinião: