youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 27 de abril de 2024
Dicas de Saúde

Para que serve a creatina? Veja 4 motivos para quem treina tomá-la

As buscas no Google pela creatina aumentaram no começo de ano. Mostramos aqui o que é esse suplemento e suas vantagens.


Fonte: Fatos Desconhecidos

Todos sabem que os exercícios físicos têm uma importância gigante para o corpo e o organismo em geral. Tanto é que a qualidade de vida de uma pessoa aumenta e melhora muito por conta dos ganhos através da academia e da prática de exercícios como a musculação. E há formas de melhorar ainda mais esses ganhos. Como? Através de suplementos como a creatina.

Sabendo que a prática saudável dos exercícios é uma necessidade constante para todas as pessoas, não é de se surpreender que muitas delas prometam que no começo do ano vão mudar de vida e começar a se exercitar mais. Por conta disso, várias dúvidas surgem com relação aos exercícios, à alimentação e até mesmo a respeito dos suplementos que podem ajudar.

Como dito, a creatina é um desses suplementos. De acordo com o Google, é um dos que as pessoas têm mais dúvidas, visto que a busca por seu nome foi a 48ª palavra mais buscada no Google no começo desse ano. E o país que mais o pesquisou foi o Brasil, seguido de Chile, Paraguai, Polônia e México. Então, nada melhor do que responder algumas dúvidas.

O que é a creatina ?

Começando pela dúvida mais óbvia que é o que realmente é esse suplemento. A creatina é um aminoácido que está presente naturalmente na carne vermelha, no frango, nos peixes, em ovos, furtos do mar, no leite e em seus derivados. O corpo humano também a produz e ela é armazenada, em sua maioria, nos músculos. No organismo humano, ela é usada para a produção de ATP, que é a fonte de energia das células para exercícios predominantemente anaeróbicos, como por exemplo, musculação, saltos e corridas curtas.

Por que tomá-la ?

Sabendo o que é a creatina, as pessoas também ficam com dúvidas se elas precisam tomá-la, ou então qual é a real necessidade de ingeri-la. Mostramos aqui alguns motivos para quem treina tomar a creatina.

1 – Aumenta força muscular

Um dos motivos é por conta de esse aminoácido estar relacionado com a produção da molécula ATP, que é usada pelas células musculares como um combustível durante as atividades físicas. E quando a pessoa consome a creatina, ela aumenta o nível de fosfocreatina nos músculos. De acordo com pesquisas, isso favorece no aumento da força na hora da musculação.

Contudo, um ponto importante é que antes de começar a tomar esse suplemento a pessoa deve se consultar com um nutricionista para saber se realmente precisa dele e qual seria a dose ideal para ela.

2 – Favorece o ganho de músculos

Por ajudar a aumentar a força, a pessoa que faz musculação consegue levantar mais peso nos exercícios. Com isso, se ela tiver um treino bem planejado, consequentemente, o crescimento muscular virá.

Além disso, a creatina é armazenada nos músculos da mesma forma que a água. Por isso que usar esse suplemento também fará com que aconteça um aumento do volume muscular.

3 – Diminui a fadiga

Isso acontece por conta do aumento do nível de fosfocreatina nos músculos. O que também ajuda no desempenho dos exercícios. De forma simples, tomando a creatina, a pessoa terá um aporte bom de ATP, por isso não vai faltar combustível para que os músculos trabalhem. Além disso, irá demorar mais tempo para o cansaço chegar, o que dá à pessoa a possibilidade de treinar com uma intensidade maior.

Entretanto, é preciso saber que o cansaço durante a atividade física depende de vários fatores, como por exemplo, o nível do condicionamento da pessoa, a carga e intensidade dos exercícios, o tempo de descanso entre os dias de treino, a qualidade do sono e a alimentação. Isso mostra que somente tomar creatina não adiantará se todo o resto estiver desregulado.

4 – Pode ajudar na queima de gordura corporal

Mesmo que não existam estudos comprovando a relação direta entre a creatina e a queima de gordura corporal, por conta do suplemento aumentar a força e inibir a fadiga, a pessoa acaba ficando mais tolerante ao esforço e por conta disso consegue fazer exercícios com intensidade alta. Eles, por sua vez, agem na queima de gordura durante e depois do treino. Mas claro que para diminuir a gordura corporal o essencial é uma boa alimentação.

Quando tomar a creatina ?

Segundo os estudos, a hora que se toma a creatina não interfere nos resultados que ela irá gerar. Então, a pessoa não precisa se preocupar em tomá-la minutos antes do treino ou então logo depois de terminá-lo. Isso acontece porque os efeitos causados pela creatina não são imediatos, mas sim vistos por conta do aumento dela no organismo. E esse aumento só acontece quando ela é consumida regularmente.

Mesmo que não tenha hora certa, o que geralmente é recomendado é que o suplemento seja tomado junto com uma refeição para que sua absorção e aproveitamento sejam melhorados.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Dê sua opinião: