youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 28 de abril de 2024
Educação

Redação do Enem trará atualidade; veja 3 possíveis temas

A professora de Redação Hildeana Rodrigues, do Colégio Madre Savina, aposta em algumas temáticas.


Alcançar a nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é uma tarefa das mais fáceis, mas com dedicação e prática é possível alcançar esse objetivo. A rotina de preparação dos estudantes inclui a elaboração de textos sobre os mais variados temas, ao longo da sua preparação para o exame, além de muita leitura.

Mas às vésperas da aplicação da prova uma pergunta já movimenta, há muito tempo, as salas de aula: Qual será o tema da redação para esse ano?

A professora de Redação Hildeana Rodrigues, do Colégio Madre Savina, aposta em algumas temáticas.

Segundo a professora, para este ano estão em altas temas relacionados ao impacto da pandemia do novo coronavírus, terceira idade, e redes sociais.

"Podemos apostar em três possíveis temas para esse ano: o impacto da pandemia na educação brasileira; alfabetização de idosos na contemporaneidade e o culto a padronização corporal nos dias atuais", indica a professora.

Para a última semana de preparação, a educadora indica que os candidatos façam uma releitura dos textos já produzidos ao longo do processo de preparação.

"Na semana que antecede o exame, o mais adequado é que o estudante possa fazer uma releitura das redações produzidas ao longo do ano, a fim de rever os repertórios utilizados e os argumentos trabalhados em cada temática desenvolvida", aponta Hildeana.

Na hora da prova, quando bate aquela ansiedade, os estudantes precisam de uma dose extra de calma. Hildeana Rodrigues indica que primeiro o candidato identifique a frase tema e faça o recorte temático, identificando as palavras-chave.

"A seguir é preciso fazer a leitura dos textos motivadores, que a prova traz, para em seguida definir uma tese. No ponto seguinte é o momento de elaborar os argumentos, tanto para o viés estatal quanto para o viés social e escolher os três repertórios socioculturais que serão desenvolvidos ao longo da redação", orienta a professora.

As provas do Enem acontecem nos dias 05 e 12 de novembro. A redação é um dos componentes do primeiro dia de provas, quando o exame trabalha as áreas de Linguagens, códigos e suas tecnologias e Ciências humanas e suas tecnologias. A prova inicia às 13h30 e segue até às 19h.

No Brasil mais de 3,9 milhões de estudantes estão inscritos no certame. No Piauí, pouco mais de 99 mil estudantes participam do Enem neste ano. A maioria dos candidatos é do sexo feminino, são 60.759 mulheres inscritas no certame no Estado.

 

Dê sua opinião: