youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 26 de abril de 2024
Esportes

Fernando Tonet teve só uma semana de treino antes de vencer São Paulo: Missão quase impossível"

Fernando Tonet, recém-contratado, comemora façanha de bater o Tricolor na Copa do Brasil


Fernando Tonet — Foto: Emanuele Madeira/ge Piauí

Recém-contratado pelo 4 de Julho, o técnico Fernando Tonet tinha uma prova de fogo logo no primeiro jogo à frente da equipe. O treinador estrearia no comando do clube contra o São Paulo, na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Com pouco tempo, somente na semana passada ele começou a treinar de fato a equipe, Tonet se dedicou aos estudos sobre o rival, não escondeu que seria zebra, propôs um jogo sem medo e, com méritos, festejou o 3 a 2 sobre o Tricolor, no estádio Albertão.

Para Tonet, vencer o São Paulo saiu de uma “missão quase impossível” para possível graças ao fundamento muito explorado, treinado e conversado nos poucos treinos que fez com o time: a bola parada – os três gols do 4 de Julho sobre a equipe de Crespo tiveram origem assim.

- Não foi só organização, é mérito dos atletas pela força de vontade, determinação, por acreditar nas orientações que passei para eles nesse pouco tempo que assumi a equipe. Espero que isso seja uma primeira vitória de muitas aqui dentro do 4 de Julho – projetou Tonet.

- Nós fizemos, tentamos e conseguimos, nesse primeiro tempo do jogo, uma missão quase impossível: vencer o time do São Paulo, mesmo que reserva, é um time muito forte, (jogadores) bons. Nós aproveitamos a bola parada, estudamos o adversário, e vencemos a primeira etapa apenas, de um confronto que vai ser muito difícil em São Paulo - completou.

Fernando Tonet foi anunciado pelo 4 de Julho no dia 12 de maio. Ele, porém, não comandou o time nos dois últimos jogos do Campeonato Piauiense – o Colorado ficou em terceiro lugar e ficou fora das finais do estadual deste ano. No dia 19, o grupo de jogadores voltou a ter treinos físicos. E só na semana passada, há sete dias, o treinador começou a fazer treinos táticos com o elenco para o jogo contra o São Paulo.

- Conforme a gente conversou antes da partida, até pelas repetidas palavras do Crespo, treinador do São Paulo: o São Paulo tinha obrigação de vencer, palavras dele. Eu concordo – respondeu Tonet, concordando sobre o favoritismo do rival.

No Albertão, o 4 de Julho abriu o placar com gol contra de Orejuela, antes dos 9 minutos, após cobrança de escanteio de Esquerdinha. Depois de tomar a virada com dois gols de Eder, o Colorado de Tonet empatou ainda no primeiro tempo, com Gilmar Bahia, depois de cobrança de falta de Esquerdinha. Para a Central do Apito, esse gol foi irregular.

4 de Julho x São Paulo  — Foto: Emanuele Madeira/ge Piauí

4 de Julho x São Paulo — Foto: Emanuele Madeira/ge Piauí

No segundo tempo, novamente na bola parada, Rômulo completou de cabeça e garantiu a vitória por 3 a 2.

- Acordamos o São Paulo muito cedo. Comentei isso no intervalo, que time grande a gente não pode dar espaço, não pode deixar finalizar, para eles terem um pouco mais de paciência, calma. A nossa bola parada é muito boa, e a gente podia empatar e virar o jogo se eles (jogadores do 4 de Julho) tivessem um pouco mais de tranquilidade. Foi somente isso que cobrei no vestiário e graças a Deus deu certo – relatou Tonet.

4 de julho x São Paulo Copa do Brasil — Foto: Marcelo Cardoso/AGIF

4 de julho x São Paulo Copa do Brasil — Foto: Marcelo Cardoso/AGIF

Com a vitória, o 4 de Julho está a um empate das oitavas de final da Copa do Brasil – a classificação rende R$ 2,7 milhões de cota. A partida de volta é na próxima terça, no Morumbi.

Fonte: globoesporte.globo.com/pi

Dê sua opinião: