youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 27 de abril de 2024
Curiosidades

Qual motivo de pararmos de ouvir novos estilos de música conforme envelhecemos ?

A música está presente na vida de todos, mas com o tempo as pessoas parecem menos abertas a conhecer novos estilos. Por quê ?


Foto: Fatos Desconhecidos

É basicamente impossível imaginar um mundo em que não haja músicas. A música é responsável por dar emoção aos filmes, eventos esportivos, séries, novelas e, é claro, à nossa vida como um todo. Para a nossa sorte, existem diversos gêneros musicais, cantores, grupos e bandas. Isso nos permite sempre descobrir canções novas.

Além do mais, ela está tão presente na vida das pessoas que de acordo com a Federação Internacional da Indústria Fonográfica, as pessoas escutam em média 20,1 horas de música por semana. E essa quantidade de horas aumentou com relação a 2021, que eram 18,4 horas.

Mesmo que as horas ouvidas tenham aumentado, isso não quer dizer que as pessoas estão escutando novos gêneros de música. Na realidade, normalmente as pessoas escutam as mesmas coisas de sempre e para sempre. Isso é uma coisa comum já que as pessoas tendem a nichar o seu gosto musical conforme elas envelhecem.

Isso é um ponto bem interessante para a ciência. Tanto que ela tem um nome específico para descrever essa disposição das pessoas a explorarem novos gêneros musicais: ouvido aberto. Até a pessoa chegar aos 11 anos, geralmente, ela está aberta a ouvir e engajar com qualquer música desconhecida. Contudo, já no início da adolescência essa disposição diminui, mesmo o interesse por música como um todo aumentando muito.

Estudo

E quando a pessoa chega na fase adulta, ainda quando se é um jovem adulto, o ouvido aberto aumenta um pouco, mas ele começa a diminuir conforme a pessoa vai envelhecendo.

Essa mudança foi confirmada por um estudo feito em 2013 com mais de 250 mil participantes. De acordo com ele, a quantidade de música que as pessoa ouvem na adolescência são 20% do tempo que elas passam acordadas, o que cai para 13% na fase adulta.

O motivo pelo qual isso acontece é explicado por várias teorias que de alguma forma se complementam. Por exemplo, uma delas coloca a culpa na maturação psicossocial. Isso porque, na adolescência, a música é um forte marcador de identidade e que até ajuda as pessoas em seus círculos sociais. Mas quando as pessoas já são adultas, elas já têm sua personalidade desenvolvida e seus grupos sociais. Tudo isso diminui a vontade e incentivo para conhecer músicas novas.

Em determinados casos, a mudança pode vir também pelas mudanças na acuidade auditiva, visto que conforme as pessoas ficam mais velhas, algumas já toleram menos os sons altos e que têm uma frequência alta.

Uma outra razão pode ser o aumento das responsabilidades que deixam as pessoas com menos tempo para explorar interesses musicais novos. Tanto é que na visão de alguns cientistas, a idade pode ser vista como um fator antes de levar em consideração as formas como as pessoas processam a música durante a vida.

Por exemplo, os adolescentes são bem conscientes do que escutam, já os adultos usam as músicas como motivação ou para acompanhar o trabalho, exercícios e tarefas mecânicas. Isso faz com que as pessoas não prestem atenção no que estão ouvindo, o que faz com que músicas novas passem batido.

Gosto musical

O motivo pelo qual as pessoas escutam menos músicas novas pode não ser tido como uma certeza, mas o que os pesquisadores concordam é que existe uma probabilidade alta de o gosto musical de alguém ser moldado pelas primeiras experiências que ele tem na adolescência.

Até porque, é nesse momento da vida que os cérebros estão completamente desenvolvidos e conseguem processar totalmente o que a pessoa está ouvindo. Além disso, as emoções à flor da pele na puberdade fazem com que as pessoas criem laços fortes na memória. Por isso, várias músicas são levadas para vida toda.

Ao longo da vida, as pessoas também criam afinidades musicais. E várias vezes o que as pessoas consideram como “gosto musical” é na realidade uma reação de dopamina no cérebro por reconhecer uma sensação prazerosa.

Conhecer músicas novas

esmo que isso seja uma verdade, as pessoas que estão dispostas podem sempre procurar por músicas novas e novos estilos a qualquer momento da vida. Mas quem não sabe como fazer existem algumas dicas.

Ouvir músicas de outros jeitos, como indo a shows, sozinho em casa ou enquanto faz alguma atividade.

Fazer ouvir música um hábito na vida.

Estar sempre curioso e procurar saber a história por trás de uma música.

Ser paciente e persistente para que o cérebro ligue a música a uma coisa prazerosa.

Pedir indicações de amigos.

Ouvir o que gosta, mas ser aberto para o novo.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Dê sua opinião: