youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 26 de abril de 2024
Geral

Cerca de 69% dos exames toxicológicos testam que os motoristas usam cocaína

Os números foram apresentados por Renato Dias, presidente da Associação Brasileira de Toxicologia (ABTox)


Cerca de 69% dos exames toxicológicos que apontam para a presença de entorpecentes no organismo de motoristas profissionais, a predominância é de cocaína. Os números foram apresentados por Renato Dias, presidente da Associação Brasileira de Toxicologia (ABTox), em entrevista ao Jornal do Piauí desta quinta-feira (04).

"A ABTox, através dos laboratórios credenciados, realizou um estudo com mais de 800 mil laudos que deram positivos. Pedimos para identificar uma droga predominante e para nossa surpresa e todos os exames positivos a droga mais encontrada foi a cocaína" , afirmou o líder da entidade, exame pelos principais laboratórios nacionais de toxicidade do país. 

O especialista detalhado que faz uso de substâncias perigosas ou perigosas para perigo, porém, adverte que os perigos dos efeitos adversos. “Afeta o sistema nervoso central do corpo e na abstinência pode causar crises para visualizar coisas, imagens e sair totalmente do seu controle psicomotor, podendo causar acidentes gravíssimos com vítimas fatais”, alertou.

Por conta disso, Renato Dias destaca a importância dos profissionais com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E manterem seus exames toxicológicos semper atualizados, uma vez que ele é fundamental para identificar os condutores que fazem uso regularmente de alguma substância psicoativa .

Com que frequência o exame é feito? 

O Código Brasileiro de Trânsito preconiza o exame profissional no processo de obrigação, obrigado a fazer a cada 30 meses da sua CNH. É um exame periódico. Por exemplo, quem tira CNH e tem menos de 50 anos, ela tem validade de 10 anos. Nesse período, a cada dois anos e meio é preciso se realizar o exame toxicológico periódico sob pena de multa de R$ 1.467 e o direito de dirigir suspenso por 60 dias”, explica o presidente da ABTox.

Como o exame é feito?

Os condutores devem realizar o exame toxicológico em laboratórios credenciados pelo DENATRAN, junto ao posto de coleta contratado pelo laboratório. O exame é realizado a partir da coleta de uma pequena amostra de pelos, sendo um procedimento rápido e indolor. O valor cobrado para a realização do teste é de R$ 187.

“Essa amostra será coletada em dois envelopes e enviada para um laboratório credenciado pelo DENATRAN, que realiza como exames clínicos e depois o resultado, positivo ou negativo será postado na base de dados do Registro Nacional de Condutores Habilitado RENACH) sem a identificação do condutor ”, comprou Dias.

Fonte: Portal Cidade Verde

Dê sua opinião: