youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 26 de abril de 2024
Geral

Covid longa pode acarretar sintomas físicos, psicológicos e neurológicos

80% das pessoas que pegaram a doença, em nível grave tiveram algum sintoma após a cura


Queda de cabelo, perda de memória, depressão e náuseas afetam a vida de Anna Karla Lima, de 28 anos. Nove meses depois de ter se curado da Covid-19, Anna sofre com alguns dos 21 sintomas mais conhecidos de uma doença que vem sendo chamada de Síndrome Pós-Covid, Covid longa, ou Covid prolongada.

De acordo com análises feitas pela Organização Mundial de Saúde(OMS), reunindo dados de pesquisas realizadas em todo o mundo, as mulheres são as que mais relatam as complicações oriundas da infecção pelo vírus após o tratamento – e cerca de 80% das pessoas que pegaram a doença, em nível grave, tiveram algum sintoma pelo menos duas semanas após a cura do coronavírus. 

Anna conta que ficou internada durante 10 dias para a realização do tratamento contra a Covid-19 e logo após sua saída do hospital já sentiu que sua vida não seria mais a mesma. “Nas primeiras semanas senti muita náusea. Depois, com o aumento das triglicérides durante a internação, desenvolvi pré-diabetes”, relata. “E hoje, nove meses depois, ainda tenho quedas de cabelo intensa e esquecimento”. 

O infectologista Nayro Ferreira explica que essas reações ocorrem em razão da Covid-19 ser uma doença hipercatabólica, que consome muito do organismo – é também por isso que a fase aguda, em que o paciente passa de leve para paciente grave, acontece em questão de dias ou horas. Ele aponta ainda que, devido a isso, alguns pacientes passam a ter uma doença extremamente grave em 24 horas – e a fase de recuperação é muito lenta. “O dispêndio de energia na fase aguda da doença é muito grande e para você se recuperar, precisa de energia, mas isso foi consumido pelo catabolismo da doença que é hipercatabólica”, explica.

Além dos sintomas físicos, o médico comenta que a ansiedade, depressão e outros sintomas psicológicos e neurológicos aparecem ou se agravam em pessoas infectadas pela Covid-19. “ Alguns pacientes chegam a relatar que sentem falta de humor, medo e até mesmo uma grande indisposição de levantar da cama”, destaca.

Anna Karla relata que antes da Covid-19 já tinha sido diagnosticada com quadro depressivo mas que, após o tratamento, o grau de depressão e ansiedade aumentou consideravelmente. “Quando retornei para casa eu sentia uma angústia de ficar dentro do quarto onde passei grande parte do isolamento antes de ir ao hospital, eu praticamente não conseguia entrar lá”, relembra. 

Estudos sobre tratamento 

De acordo com a ONU, ainda não há um tratamento eficiente para o chamado ‘pós-Covid’. Pois uma das diferenças da fadiga e do cansaço ligados ao coronavírus é que os programas tradicionais de exercícios graduais para a recuperação do fôlego não funcionam nestes casos. O que ainda está em estudo é o uso de suplementos vitamínicos para tentar solucionar o problema, mas, por enquanto, nenhuma medida se mostrou eficaz, afirmam os pesquisadores.

Em contrapartida, cientistas brasileiros preparam o primeiro estudo de fase 3 (com testes em seres humanos) sobre os efeitos do canabidiol (CBD) medicinal no tratamento da síndrome pós-Covid-19. Especialistas acreditam que o canabidiol, um dos princípios ativos da Cannabis sativa (maconha), seja eficaz na redução de problemas relatados pelos pacientes – entre eles fadiga, fraqueza muscular, insônia, dores de cabeça e problemas psiquiátricos como depressão e ansiedade.

Fonte: Estadão

Dê sua opinião: