youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 30 de abril de 2024
Cidades

Piauí tem 124 municípios em situação de alerta ou risco para surto de dengue

As informações serão enviadas ao Ministério da Saúde.


O Piauí tem 124 cidades sob alerta ou risco para surto/epidemia de dengue, é que o revelam os dados parciais do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa/LIA) consolidados no Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (2) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Considerando os 219 municípios que realizaram a pesquisa LIRAa/LIA, 95 foram classificados como “satisfatório”, 103 em situação de “alerta” e 21 foram considerados como de área de “risco” para a ocorrência de surto/epidemia de arboviroses. As informações serão enviadas ao Ministério da Saúde. 

Segundo o boletim epidemiológico da Sesapi, o estado contabiliza 4.670 casos prováveis e dois óbitos em decorrência da dengue até o momento. O número representa um aumento de 78,8% na incidência da doença quando comparado com o mesmo período do ano passado. 

A maioria dos casos prováveis de dengue se concentram em Teresina, mas o que chama a atenção é o aumento da incidência da doença em municípios da região Sul. É o caso de Currais, Bom Jesus, Redenção do Gurgueia, Guadalupe e Santa Luz, com os maiores índices no estado. 

Com alta da incidência nas últimas cinco semanas epidemiológicas, a previsão é que o número de casos de dengue cresçam ainda mais nos próximos dois meses. Isso porque os meses de abril e maio devem reunir condições climáticas favoráveis para a proliferação do mosquito transmissor da doença.

Devido esse cenário, a Sesapi mantém ações de controle vetorial em todo o estado. Além do tratamento focal nos 224 municípios piauienses, incluindo localidades rurais, o órgão segue atuando de forma intersetorial para o bloqueio de casos suspeitos notificados. 


Fonte: Cidade verde

Dê sua opinião: