youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 30 de abril de 2024
Cidades

Sobe para 24 o número de famílias desabrigadas em Esperantina; previsão de chuvas intensas

Os principais bairros afetados são Nova Esperança, Pedreiras e Batista de Amorim.


Subiu para 24 o número de famílias desabrigadas com a cheia do rio Longá em Esperantina. Na tarde de ontem (10), o município registrou 112 milímetros de chuva em apenas uma hora.

Ao Cidadeverde.com, o coordenador da Defesa Civil de Esperantina, Raimundo Machado, informou que do total, 20 famílias foram alojadas em colégios municipais e o restante na casa de familiares.

Os principais bairros afetados são Nova Esperança, Pedreiras e Batista de Amorim.

Ele acrescentou ainda que as equipes estão em deslocamento para verificar a ocorrência de um muro que teria desabado em uma residência.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil Estadual e climatologista, Werton Costa, destacou que a previsão para as próximas 72 horas na região Norte do Piauí é de chuvas intensas.

“A nossa preocupação maior é o avanço das águas do rio Longá, de tal forma que as próximas 72 horas são cruciais para esses municípios, porque todos os modelos de previsão apontam uma majoração expressiva da carga de chuva nessas áreas”, destacou.

Werton Costa pontuou que encaminhou à Prefeitura de Esperantina um documento sobre as condições meteorológicas para embasar o decreto de situação de emergência da cidade.

“A gente aguarda esse documento que ele é muito importante porque isso abre um espaço para que o estado possa atuar com maior vigor, inclusive pleiteando recursos federais”, acrescentou.O rio Longá em Esperantina está com a cota atual de 8,50 m, sendo 1,10 m acima do nível de inundação, que é de 7,40 m. A tendência de momento é que o rio siga em elevação devido à chuva intensa verificada na noite de ontem (10).

É previsto que o nível chegue a valores em torno de 8,55 m nas próximas 8 horas, agravando um pouco mais sua condição de inundação.

 

 

Fonte: REVISTA AZ

Dê sua opinião: