youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 25 de abril de 2024
Dicas de Saúde

Dormência no corpo por que nossos membros desligam ?

Normalmente, a dormência é um sinal de algum problema com os nervos do corpo, apesar de ser um sintoma entre várias condições médicas diferentes.


Você alguma vez já sentiu que uma parte do seu corpo simplesmente "desligou" e tornou-se dormente de uma hora para outra? Por vezes até mesmo desesperadora, essa sensação pode ser resultado de uma grande variedade de fatores. Normalmente, a dormência é um sinal de algum problema com os nervos do corpo, apesar de ser um sintoma entre várias condições médicas diferentes.

Em geral, a maioria dos casos acaba não sendo grave, mas é necessário cautela e atenção ao que você está sentindo. Casos graves, que envolvem ausência do sentimento de dor ou perda total da sensação do membro, podem se tornar um verdadeiro empecilho. Inclusive, esse é um problema que pode estar relacionado com diabetes ou esclerose múltipla. Entenda!

Causas da dormência

Muitas vezes, a dormência de um membro pode estar simplesmente relacionada a forma como você deixou seu corpo posicionado. Certas posições podem impedir o fluxo de sangue ou gerar uma pressão anormal em determinado nervo, com todas as funções sendo reestabelecidas em questões de minutos.

No entanto, também pode ser o caso de você estar enfrentando problemas com um ou mais nervos por conta do sintoma de uma doença adjacente. Quando um nervo é danificado ou comprimido, o corpo sofre uma interferência na sua capacidade de sentir sensações normais de um ser humano.

Em determinadas situações, é possível que essa situação esteja sendo gerada pela pressão de algum nervo ao redor da coluna. A osteoporose, por exemplo, pode gerar o colapso da coluna vertebral e danificar diversos desses nervos. Hernia de disco, pressões ocasionadas por artrite ou esporões ósseos também são possíveis.

Outras doenças que podem causar dormência incluem:

  • Diabetes;
  • HIV ou doença de Lyme;
  • Doenças renais;
  • Esclerose múltipla;
  • Derrame;
  • Tumor;
  • Picadas de animais e insetos.

Diagnosticando a dormência

Caso você esteja sentindo que a sua dormência está fora de qualquer padrão de normalidade e não tenha conseguido restaurar as funções do corpo, o mais recomendado é procurar auxílio médico. De maneira simples, um médico irá observar sua dormência com base em sintomas, histórico médico e exames físicos.

Além disso, é de praxe que o médico te pergunte quais partes do corpo foram afetadas pela dormência — incluindo quando tudo começou, a velocidade do caso e quais atividades você estava envolvido quando o problema surgiu. Na maioria dos casos, as respostas para essas perguntas ajudarão a equipe médica determinar qual a causa do problema.

Exames de sangue, testes de imagem e estudos de condução nervosa também apresentam resultados adjacentes para o prosseguimento do caso. Em algumas situações, é possível que seja realizada uma eletromiografia, quando uma agulha é inserida em um músculo para medir a atividade elétrica do corpo.

Tratamento da dormência

Como cada caso é diferente, o tratamento para a dormência varia dependendo da situação. O objetivo final é sempre tentar corrigir a condição que gerou a perda dos sentidos da parte do corpo dormente. Em paralelo, você pode acabar sendo medicado com remédios para dores no nervo.

A fisioterapia também costuma surgir como um tratamento auxiliar para os casos de dormência, fortalecendo a coluna e facilitando o movimento do corpo. Em casos mais graves, é possível que seja feito algum tipo de procedimento cirúrgico para a remoção de tumores atravancando um nervo ou de reparação de problemas na coluna.

Fonte: Mega curioso

Dê sua opinião: