youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 26 de abril de 2024
Dicas de Saúde

Fazer xixi no banho pode ser perigoso ?

Entenda se o contato com a urina pode provocar complicações para a saúde


Para alguns, é algo normal, mas, para outros, o hábito de fazer xixi no banho pode ser estranho e pouco higiênico. Esse costume, que, na maior parte das vezes, se inicia na infância, já foi até defendido por ser uma atitude ecologicamente correta - por economizar ao menos uma descarga no vaso sanitário. 

Porém, há quem torça o nariz para a ideia de sentir sua própria urina escorrendo pelas pernas e pés na hora de se banhar. Mas, afinal, será que urinar debaixo do chuveiro pode representar algum risco para a saúde ou fazer mal para quem divide o banheiro com a pessoa que possui esse hábito?

Para muitos especialistas, fazer xixi no banho não é considerado algo negativo. "Essa é uma prática extremamente comum e, por definição, a urina é estéril, ou seja, não contém bactérias ou outros germes nocivos", explica Luiz Otávio Ferreira de Sousa Nazar, médico especialista em Cirurgia Geral, Laparoscopia e Urologia do Hospital de Clínicas do Ingá.

De acordo com o especialista, o maior contraponto em relação a urinar no banho é que a uréia, substância contida na urina, pode provocar um forte odor quando acumulada no banheiro, fazendo com que o hábito seja considerado anti-higiênico. Entretanto, isso pode ser facilmente resolvido com um certo cuidado ao "mirar" o jato de xixi mais próximo do ralo, por exemplo.

Para Carlos Bautzer, médico do núcleo de Medicina Sexual do Hospital Sírio-Libanês e membro da Sociedade Brasileira de Urologia, em tempos de racionamento de água, a prática pode, sim, ser uma boa alternativa para economizar os litros de água da descarga.

"Urinar no banho pode acontecer involuntariamente (pelo estímulo da água escorrendo), não sendo necessariamente anti-higiênico, se a urina não ficar acumulada no banho ou em contato prolongado na pele", explica.

A urina pode provocar doenças ?

A dúvida surge, principalmente, entre pessoas que dividem o mesmo banheiro com a pessoa que decide fazer xixi no banho. Entretanto, segundo Carlos Bautzer, se a pele da pessoa não possuir feridas abertas, um eventual contato com a urina não causa problemas.

O médico conta que, se o indivíduo não estiver com uma infecção urinária, a urina é "segura" e livre de bactérias, fazendo com que o risco de desenvolver complicações seja quase nulo. "Os problemas relacionados à urina aparecem quando o contato com a pele é muito prolongado ou quando associado a feridas, como no caso da dermatite amoniacal", conta o médico.

Logo, ao manter a saúde em dia e o banheiro limpo com frequência, o costume de fazer xixi durante o banho não oferece riscos e é considerado um hábito normal. Mas lembre-se: não deixe de enxaguar a área do chuveiro após urinar, como forma de evitar o mau cheiro no ambiente e garantir um local higiênico para todos.

Fonte: Minha Saúde

Dê sua opinião: