youtube instagram facebook tiktok
Piauí, 26 de abril de 2024
Dicas de Saúde

Veja quais são os efeitos colaterais da vacina AstraZeneca

Assim como qualquer outro remédio ou vacina, os efeitos colaterais existem e são previstos na bula dos medicamentos.


Estamos vivendo a pandemia do coronavírus há mais de um ano. Por ser um vírus mortal, as autoridades de todo mundo se mobilizaram com a situação e tentaram conter o surto. A propagação desse novo tipo de coronavírus, tanto pela Ásia, como em outros continentes, deixou o mundo todo em estado de alerta.

Desde a sua identificação, ele já fez centenas de vítimas e infectou inúmeras pessoas. E os números não param de crescer. Na urgência de tentar conter o mais rápido possível a pandemia de coronavírus, laboratórios do mundo inteiro se mobilizaram em busca de uma vacina eficaz contra a COVID-19.

Felizmente, todo esse esforço valeu a pena. Tanto que a vacinação contra o vírus já está sendo feita praticamente no mundo todo. Um outro ponto positivo de todo o esforço mundial para produzir um imunizante é que, agora, nós temos várias vacinas diferentes e eficientes contra o COVI-19.

Vacina

Uma delas é feita pela Universidade de Oxford em parceria com a gigante farmacêutica AstraZeneca. Ela é uma vacina viral com base em vetor. Esse método permite que os cientistas entreguem pedaços do vírus original dentro de outro vírus menos perigoso. O paciente então recebe um pacote viral inofensivo, que ensina o sistema imunológico a destruir o vírus mortal.

Essa vacina tem ganhado um grande destaque no Brasil, sendo produzida pela Fiocruz e tendo mais doses aplicadas no país. Por ela ser a vacina mais aplicada atualmente, os relatos de pessoas que tiveram alguma reação adversa também aumentam.

Assim como qualquer outro remédio ou vacina, os efeitos colaterais existem e são previstos na bula dos medicamentos. Além disso, geralmente eles costumam passar em poucos dias.

Segundo o G1, as reações adversas da vacina costumam ser mais leves e ter uma menor frequência entre as pessoas com mais de 65 anos.

Um ponto importante de ser lembrado é que as reações adversas são comuns em qualquer tipo de vacina. Segundo especialistas, mesmo que os sintomas sejam desagradáveis, os benefícios do imunizante são bem mais superiores a esse mal-estar momentâneo.

Efeitos colaterais

Como muitas pessoas têm relatado alguns efeitos colaterais depois de terem tomado a vacina AstraZeneca, mostramos aqui quais são os possíveis efeitos colaterais que ela pode causar.

1 – Sensibilidade no local da injeção. Esse efeito colateral foi relatado por mais 60% dos voluntários.

2 – Dor no lugar onde foi dada a injeção, dor de cabeça e fadiga. Esses efeitos colaterais foram relatados por mais de 50% dos voluntários.

3 – Dores no corpo e um mal-estar foram relatados por mais de 40% dos voluntários.

4 – Febre e calafrios foi um efeito colateral relatado por mais de 30% dos voluntários.

5 – Dor nas articulações e náusea foram relatados por mais de 20% dos voluntários.

Normalmente, a maior parte dessas reações da vacina foi em uma intensidade leve ou moderada. E elas passam logo depois de alguns dias da vacinação. Além disso, os efeitos colaterais foram mais relatados pelos voluntários depois de terem tomado a primeira dose do medicamento.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Dê sua opinião: